Tempo - Tutiempo.net

Campanha contra febre aftosa vacina mais de 90% do rebanho na Bahia

A segunda etapa de vacinação de bovinos e bubalinos com até 24 meses contra a febre aftosa, realizada em 2012, atingiu a marca de 92,89% dos 4,8 milhões de animais existentes no estado, conforme dados da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri). Apesar do longo período de seca, com a mortandade de animais significativa, a Adab informou que o estado continua livre da doença.

O resultado divulgado este mês pela Seagri/Adab mostra que os municípios da zona de proteção – Formosa do Rio Preto, Santa Rita de Cássia, Buritirama, Mansidão, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso e Casa Nova – atingiram o índice de vacinação de 94,83%, imunizando todo o rebanho de 268.388 mil bovinos e bubalinos e superando as expectativas do setor. Os municípios que não fazem parte da zona de proteção – Barreiras (97,19%), Itapetinga (96,78%) e Teixeira de Freitas (96,74%) – também obtiveram destaque no índice vacinal.

A vacinação foi oficialmente encerrada na Bahia, no dia 31 de dezembro, com a declaração obrigatória dos rebanhos até 15 de janeiro deste ano. Os produtores pertencentes aos municípios atingidos pela seca, que não vacinaram os animais no período oficial da campanha por falta de condições nutricionais mínimas, não sofreram sanções administrativas.

Segundo o coordenador do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa, Antônio Lemos Maia, esses criadores ainda podem solicitar a vacinação junto à Adab.

Fonte: Redação / Seagri

OUTRAS NOTÍCIAS