Tempo - Tutiempo.net

China diz que vai abrir mão de tarifas sobre alguns embarques de soja e carne suína dos EUA

Donald Trump e Xi Jinping durante encontro em Osaka, no Japão. — Foto: Kevin Lamarque / Reuters

A China informou nesta sexta-feira (6) que vai abrir mão de tarifas sobre alguns embarques de soja e carne suína dos Estados Unidos, no momento em que os dois lados tentam fechar um acordo para acabar com sua guerra comercial.

As isenções de tarifas foram baseadas em pedidos de empresas individuais para importações de soja e carne suína dos EUA, disse o Ministério das Finanças em comunicado, citando uma decisão do gabinete do país. Ele não especificou as quantidades envolvidas.

A China adotou tarifas de 25% sobre soja e carne de porco norte-americanos em julho de 2018 como retaliação às tarifas impostas por Washington devido a alegações de que a China rouba e força a transferência de propriedade intelectual dos EUA a empresas chinesas.

A isenção acontece em meio a negociações entre EUA e China para concluir a “fase um” de um acordo para afastar a guerra comercial que tem afetado os mercados financeiros, as cadeias de oferta e o crescimento econômico global.

Na véspera, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que as discussões estão “andando bem”, adotando um tom otimista.

Bolsas da China fecham em alta

Os índices acionários da China fecharam em alta nesta sexta-feira, registrando o maior avanço semanal em quase dois meses. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 0,59%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,43%.

Na semana, o CSI300 ganhou 1,9%, enquanto o SSEC avançou 1,4%, ambos registrando os maiores ganhos semanais desde a semana de 11 de outubro.

 Reuters

OUTRAS NOTÍCIAS