Tempo - Tutiempo.net

Chuva enche cisternas e anima agricultor feirense

Chuva abastece aguadas

A chuva que caiu na região de Feira de Santana nos últimos dias foi suficiente para armazenar água para o consumo humano, bem como animar os agricultores que estavam preocupados com a situação das suas plantações, principalmente de mandioca, que vinham sofrendo com a falta de água.

Mas as aguadas não acumularam o suficiente para enfrentar longo período de estiagem, espera-se que  com a continuidade das chuvas se consiga armazenar muito mais.

O secretário municipal de Agricultura, Wellington Andrade afirmou que “A quantidade de chuva ainda não é suficiente para encher as aguadas, mas abasteceu as cisternas. Água de qualidade não vai faltar por um bom período”.

Salientou também que se as expectativas se confirmarem, entre os meses de fevereiro e março a Seagri vai realizar a limpeza de aguadas em várias comunidades.

Tradicionalmente, as chuvas aparecem em janeiro. O mesmo aconteceu no ano passado. Mas no último trimestre de 2015 o índice pluviométrico na região não foi muito animador.

As trovoadas da primavera/verão não apareceram e frustram os agricultores. “Nuvens carregadas no céu são festa para quem mora e sobrevive do que produz nas suas roças”, disse Wellington Andrade.

O secretário disse esperar que o bom tempo – céu nublado é bom tempo para o sertanejo – continue nos próximos meses, o que vai possibilitar o plantio de inverno.

“A terra úmida vai nos garantir boas safras de feijão, milho e outras leguminosas, igual ao ano passado”. Em 2015 a Prefeitura de Feira de Santana distribuiu entre os pequenos agricultores 70 toneladas de sementes:  sendo 20 de milho e 50 de feijão.

Sec. Agricultura

OUTRAS NOTÍCIAS