Tempo - Tutiempo.net

Colheita de café já acontece em todas as regiões do Brasil

Diante de produção grande no Brasil, preços do café oscilam perto da mínima em mais de 13 anos no mercado internacional — Foto: Ely Venâncio/EPTV

A colheita da safra 2019/20 de café do Brasil foi efetivamente iniciada em todas as regiões produtoras, incluído nas áreas de grãos arábica, informou nesta terça-feira (23) o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Os trabalhos de colheita estão mais antecipados este ano, após floradas precoces em 2018 e altas temperaturas em janeiro e dezembro que aceleraram a maturação dos cafezais de uma safra que deverá ser grande, apesar de o país estar no ciclo de baixa bianual do arábica.

Diante da expectativa de grande colheita no maior produtor e exportador global de café, os preços na bolsa de Nova York estão oscilando perto de mínimas de mais de 13 anos.

Segundo o Cepea, da Esalq/USP, a liquidez no mercado doméstico é considerada baixa, tendo em vista os menores preços interno e externo dos grãos, “que estão próximos (ou, em alguns casos, até abaixo) dos custos de produção”.

“A expectativa de agentes é de que, com a intensificação da colheita da safra 2019/20 nas próximas semanas, um maior volume de negócios seja efetivado no mercado físico, uma vez que produtores irão precisar “‘fazer caixa’ para o custeio dos trabalhos de campo”, disse o Cepea, em análise nesta terça-feira.

Reuters

OUTRAS NOTÍCIAS