Tempo - Tutiempo.net

Comunidade quilombola de Cordoaria recebe visita técnica

Comunidade quilombola de Cordoaria

Uma equipe técnica formada por representantes da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que atua no Território Metropolitano de Salvador e da Organização Filhos do Mundo realizaram, nesta sexta-feira (18), uma visita técnica ao Quilombo de Cordoaria, no município de Camaçari.

A Associação Senhora Santana, do Quilombo de Cordoaria, é uma das beneficiadas pela ação ATER Mulheres da Bahiater/SDR, que será executada pela Organização Filhos do Mundo, por meio de contrato realizado a partir de Chamada Pública da Bahiater/SDR, e também foi uma das selecionadas no Edital 15, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), voltado para Segurança Alimentar e Nutricional, executado no âmbito do projeto Bahia Produtiva.

De acordo com Marines Santos, coordenadora da Bahiater, no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), no Território de Identidade Metropolitano, o principal objetivo da visita foi verificar o que será necessário para finalizar a elaboração do projeto do Bahia Produtiva, que deve ser enviado até o dia 30, para a CAR/SDR.

“Além de conhecer as necessidades que devem nortear a elaboração do projeto, também mobilizamos a comunidade para o mutirão de emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf [DAP] que realizaremos na próxima terça-feira [22], na comunidade”, explicou.

Durante a visita, a equipe conheceu as instalações da sede da associação dos moradores; a casa de farinha, onde foi realizado o levantamento dos equipamentos; as propriedades de oito mulheres beneficiárias do projeto e seus empreendimentos, fazendo um levantamento sobre os tipos de fornos onde são feitos os beijus; e as hortas onde estão os cultivos feitos pelas famílias da comunidade.

ATER Mulheres
No Quilombo de Cordoaria, as mulheres beijuzeiras desenvolvem um trabalho com beijus enriquecidos com plantas alimentícias não convencionais (PANC) e também com produtos agroecológicos da agricultura familiar, incluindo derivados da mandioca, frutas e verduras, que são comercializados nas feiras livres de Camaçari.

No Território Metropolitano de Salvador, somente por meio da ação ATER Mulheres, estão sendo atendidas 540 mulheres, dos municípios de Madre Deus, Simões Filho, Mata de São, Camaçari, Vera Cruz e Itaparica.

Pelo Edital 15, do Bahia Produtiva, foram selecionadas três associações do Território Metropolitano, das comunidades de Cordoaria, Pião Manso e Cancelas, no município de Camaçari, beneficiando diretamente 77 mulheres, que passam a ser acompanhadas também pelo serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) da Bahiater/SDR.

Ascom/SDR

OUTRAS NOTÍCIAS