Tempo - Tutiempo.net

Depuradora beneficia produtores de ostras de Cachoeira

Uma depuradora de moluscos será entregue pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), aos produtores de ostras do Recôncavo, nesta quarta-feira (10), para ajudar no aumento de renda e melhoria da qualidade dos produtos. O equipamento beneficiará mais de 20 famílias produtoras da região do Santiago do Iguape, em Cachoeira.

 

A depuradora purifica as ostras e elimina possíveis bactérias que possam estar presentes no animal. “O cultivo de ostras na Bahia é uma excelente alternativa de renda para pescadores artesanais devido à intensa exploração desse recurso pesqueiro pela mariscagem”, explica o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, enfatizando que o potencial baiano para a ostreicultura é promissor e os resultados já alcançados apontam uma linha de crescimento para a atividade quando alinhada aos aspectos ambientais.

 

Segundo o biólogo da Bahia Pesca, Brunno Falcão, “a depuradora tem capacidade de processar 60 dúzias de ostras a cada 48 horas. “Além dos benefícios higiênico-sanitários, também agrega valor aos produtos. O aumento na renda das famílias pode ser de até 100%”. O produtor Nilton Silva aguarda com ansiedade a chegada do equipamento. “A comunidade depende das ostras para seu sustento e a depuradora vai melhorar o que vendemos, aumentando o preço e a clientela”.

Fonte: Redação / Agecom

OUTRAS NOTÍCIAS