Tempo - Tutiempo.net

Desenvolver pesquisas alinhadas às necessidades do setor agrícola é a meta do IAC para 2016

A pesquisa é a principal meta

Desenvolver pesquisas alinhadas às necessidades do setor agrícola, buscando a responsabilidade ambiental, desenvolvimento socioeconômico e a segurança alimentar.

Essa é a prioridade para 2016, do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

De acordo com Sérgio Augusto Morais Carbonell, diretor geral do IAC, o trabalho do Instituto é garantir a excelência em ciência, tecnologia e inovação para atender às demandas do agronegócio e às necessidades da sociedade.

“Para isso, criamos um sistema de cadastro de projetos do IAC, baseado em quatro pilares de ciência e tecnologia, desenvolvimento e inovação, que julgamos ser essenciais para criarmos uma pesquisa eficiente e que atenda às necessidades dos produtores”, afirmou Carbonell.

O primeiro conceito desse pilar é a essencialidade. “Queremos desenvolver trabalhos que sejam essenciais para a sociedade”, disse o diretor do IAC.

O segundo ponto é fazer com que essas pesquisas sejam competitivas.

“O nosso trabalho precisa solucionar os problemas dos produtores e criar novos processos e produtos para a geração de renda e trabalho para a melhoria de vida da população”, enfatizou Carbonell.

O terceiro pilar é formular projetos responsáveis. “Precisamos desenvolver um trabalho que esteja alinhado com as necessidades da sociedade, e com as políticas públicas, mas com sua base no conhecimento e na geração de novas tecnologias”, ponderou.

O último pilar é manter a credibilidade das pesquisas desenvolvidas pelo IAC, “baseadas em valores da história dos 128 anos do Instituto, com visão de futuro, e fundamentadas nas atividades de ciência e tecnologia”, finalizou o diretor.

Outra prioridade é o desenvolvimento de um projeto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para a produção de sementes do Instituto Agronômico, que está voltado à agricultura familiar e à produção de orgânicos.

“Hoje em dia, nós não temos isso de uma forma organizada no Brasil. O IAC está validando um convênio com o MDA, com um recurso disponível de R$ 2,3 milhões para trabalharmos na produção de sementes orgânicas voltadas à agricultura familiar”, comentou Carbonell.

A terceira prioridade para 2016 é intensificar a parceria e a cooperação em conjunto com o Agropolo Campinas Brasil para criar o projeto de políticas públicas Agropolo em Bioeconomia, visando um ecossistema de classe mundial.

 “Vamos realizar treinamentos temáticos, visando identificar os desafios mais importantes dos assuntos selecionados; inventariar as pesquisas já realizadas nas áreas de bioeconomia e identificar as pesquisas que precisam ser realizadas”, ponderou Carbonell.

O polo foi formalizado em 26 de junho, com a assinatura das entidades envolvidas no projeto.

Além da Secretaria de Agricultura, por meio do IAC, o Agropolo conta com a participação do Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de empresas do setor de agronegócio e do Agropolis Internacional da cidade de Montpellier, na França, que inspirou o projeto.

Secretaria Agricultura

OUTRAS NOTÍCIAS