Tempo - Tutiempo.net

Desenvolvimento da Agricultura na Bahia é debatido durante fórum em Salvador

Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia

Com o objetivo de debater políticas e programas governamentais que impulsionam o desenvolvimento da agricultura no estado, o Fórum Estadual de Gestores da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Feagri) foi realizado nesta quinta-feira (9), no Centro de Convenções de Salvador.

O evento promovido pela Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri) contou com a participação de diversos gestores municipais e dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), que apresentaram um panorama sobre as ações direcionadas ao segmento da agricultura familiar na Bahia.

O secretário da SDR, Jeandro Ribeiro, participou da abertura oficial do Feagri, apresentou a Parceria Mais Forte Juntos para Alimentar a Bahia, uma estratégia executada pela SDR, em parceria com prefeituras municipais, consórcios públicos, organizações da sociedade civil e outros órgãos estaduais, para a ampliação de ações voltadas ao desenvolvimento rural. Durante o pronunciamento, ele destacou a importância das secretarias trabalharem em conjunto.

“Há uma relação umbilical entre a Seagri e a SDR, num olhar cirúrgico para o rural baiano.

Este evento é uma agenda positiva que reúne parceiros estratégicos como gestores municipais, representações de bancos e federações ligadas à agricultura. Todo esse diálogo é imprescindível, para aumentarmos ainda mais a nossa capacidade de execução de políticas públicas”, observou Ribeiro.

A programação do fórum contou com apresentações temáticas e capacitações ligadas à captação de recursos, acesso ao crédito e assistência técnica e extensão rural.

“Discutimos melhorias, evoluções e desenvolvimento, ainda mais, de nossa agricultura. Essa irmandade que existe entre nós e a SDR ajuda a alavancar ainda mais o desenvolvimento em nosso estado”, reforçou o secretário da Seagri, Leonardo Bandeira.

Feira de Negócios

Simultaneamente ao Fórum acontece, também no Centro de Convenções de Salvador, a Feira de Negócios Origem Week, que apresenta produtos de vários sistemas produtivos da Bahia.

Nos estandes, os visitantes podem degustar e adquirir cafés, chocolates, derivados do cacau, doces, geleias, biscoitos e outros produtos.

Alécio Mascarenhas, responsável pelo estande de produtos das cooperativas da agricultura familiar baiana, que são apoiadas pelo projeto Bahia Produtiva, explicou:

“Aqui reunimos mais de 200 alimentos produzidos por 20 cooperativas baianas, de 18 cidades.

Esses produtos estão prontos para ganhar a Bahia, o Brasil e o Mundo. Eventos como o Origem Week, que une setores como cachaça, chocolate, café e tantos outros, são excelentes para mostramos toda a potência que a agricultura familiar baiana tem.

Assim é possível fazer conexões com possíveis compradores e parceiros comerciais”, finalizou.

SDR

OUTRAS NOTÍCIAS