Tempo - Tutiempo.net

DRONES: A nova tecnologia a serviço da produtividade

GPS, celulares, redes sociais e muitas outras invenções que hoje fazem parte do nosso cotidiano, foram criadas e aprimoradas para facilitar a vida. Mas uma tecnologia que já está presente, e muito comentada na mídia, oferece muitas possibilidades para o futuro da agricultura: os drones.

 

O tema foi destaque durante o 30º Simpósio Internacional da Alltech, que está acontecendo até dia 21 de maio, em Lexington, Kentucky, EUA. David Hunt, diretor comercial da Comex Mckinnon, principal importadora e exportadora de grãos da Irlanda, comandou o painel e mostrou que os drones não estão tão distantes de se tornarem realidade nos campos do mundo inteiro.

 

Para ele, a principal finalidade do uso de drones seria deixar mais fácil e econômico todo o processo agrícola. “Podemos usar um drone para voar pela plantação escaneando o terreno para entendermos a diferença no solo e otimizando a aplicação de fertilizantes”, explicou Hunt. Digitalizar a agricultura, como o próprio Hunt define, é um processo vital para alcançar melhores resultados. “Todas as outras indústrias estão se modernizando, tornando-se mais tecnológicas. A agricultura precisa passar por isso através da automatização dos processos. Mas isso não significa o fim do fazendeiro, apenas um novo tipo de fazendeiro”, conclui.

 

A palestra deixou bem claro que os drones chegam para mudar a forma como se vê e faz agricultura. David Hunt mostrou que, com eles, novas ideias podem ser testadas em computadores e simulações podem ser criadas antes de aplicadas efetivamente nas plantas. “Seria o fim dos químicos? É uma possibilidade, os drones podem combater pestes e ervas daninha, podem reciclar resíduos de uma fazenda. Tudo isso vai se tornar uma realidade? Devemos ao menos considerar”, finaliza.

 

As possibilidades para o futuro da agricultura são infinitas, portanto não estranhe quando os drones estiverem trabalhando em uma fazenda próxima de você!

Fonte: Portal Brasil/ Harlene Teixeira/ Foto: web.

OUTRAS NOTÍCIAS