Tempo - Tutiempo.net

EBDA realizou teste de Ph do solo na Expofeira

Os agricultores que visitarem a 39ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), que tem abertura oficial nesse domingo (7) às 16 horas, e termina no dia 14, tiveram a oportunidade de fazer, gratuitamente, análise de Ph do solo (nível de acidez), no estande da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada e Seagri.

 

No local, também serão apresentados trabalhos de pesquisa sobre o uso e manejo do solo, realizados pelo laboratório de análise de solo da empresa.

 

A gerente regional da EBDA de Feira de Santana, Edilza Reis, explica que o serviço será ofertado por técnicos da empresa e por estudantes do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), por meio de um convênio de cooperação técnica que existe entre a EBDA e a Uefs.

“A ideia é chamar a atenção para importância da análise do solo antes de iniciar o plantio. Quem semeia em solo fértil, colhe bons frutos”, observa.

Durante os sete dias de evento, o estande da EBDA vai receber caravanas de agricultores familiares atendidos pelos programas Quintais Agroflorestais e de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar.

 

Os agricultores também irão participar das palestras ministradas por técnicos da empresa, no espaço Salão Viver Bem no Semiárido. Entre os temas: Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (8/09), Palma na Alimentação Animal (10/09) e Solos – Fertilidade e Adubação (12/09).

O responsável pelo laboratório de solos da EBDA, Ariomar Aguiar, fala da necessidade de fazer a análise do solo antes do plantio para ter conhecimento da fertilidade.

 

“A análise do solo permite avaliar o estado atual de disponibilidade dos nutrientes e isso pode indicar limitações, necessidades de corretivos e de fertilizantes”, frisou Ariomar.

Considerado um dos maiores eventos agropecuários na Bahia, a mostra acontece no Parque de Exposições João Martins da Silva e deve reunir cerca de 300 mil pessoas.

 

Na última edição, a feira recebeu mais de 200 mil pessoas, movimentando em torno de R$ 16,5 milhões em negócios, segundo dados da Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Social de Feira de Santana.

 

A abertura oficial da Expofeira será no domingo (7/09), às 16h. A entrada é gratuita e a visitação acontece a partir das 8h.

Programação

 

A XXXIX Expofeira também conta com leilões, exposições de máquinas e de produtos de arte popular, atividades culturais, shows, cultura regional, julgamentos e campeonato de animais, além de um festival de gastronomia.

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana e tem o apoio da EBDA, por meio da gerência regional Feira de Santana, secretaria de Agricultura do Estado da Bahia, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Serviço Nacional de Aprendizagem.       

Fonte: Assimp/EBDA

OUTRAS NOTÍCIAS