Tempo - Tutiempo.net

Esforço do produtor garante sucesso da fruticultura no Vale do São Francisco

 O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, afirmou, durante abertura do Programa de Intercâmbio AgroBrazil, nesta segunda (24), em Petrolina (PE), que o sucesso da fruticultura no Vale do São Francisco é resultado do esforço e do engajamento do produtor rural.

Martins disse que mesmo em um cenário onde a seca é protagonista, a região se tornou o maior polo de fruticultura do Brasil. “Tudo isso não seria possível sem a atuação dos nossos parceiros locais e sem o trabalho e o esforço do produtor”.

Por meio da Superintendência de Relações Internacionais, a CNA promove até o dia 28 de abril a primeira edição do Programa de Intercâmbio AgroBrazil, no Vale do São Francisco, na Bahia e em Pernambuco.

Nove adidos agrícolas da Indonésia, China, Equador, México, Uruguai, Polônia, União Europeia e Irã participam de visitas técnicas em regiões produtoras de uva, manga e coco, nos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Durante a abertura do evento, o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra Júnior, disse que Juazeiro e Petrolina construíram a maior fruticultura irrigada do Brasil, com tecnologia e persistência.

Após a abertura do evento, o grupo visitou as obras do Centro de Excelência em Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Juazeiro.

De acordo com o Secretário Executivo do Senar, Daniel Carrara, o objetivo do centro é disseminar informação e conhecimento para atender a fruticultura local e nacional.

“Esse é o primeiro centro de dez que serão construídos em todo o país. Ele vai oferecer educação presencial e à distância como alternativa metodológica para inserção de mão-de-obra qualificada no campo”, disse Carrara.

As autoridades presentes ainda conheceram a Moscamed Brasil, organização que promove o desenvolvimento científico e tecnológico para controle e erradicação de pragas que afetam a saúde humana. O dia encerrou com a visita à sede da Embrapa Semiárido, também em Juazeiro.

O presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (FAERN), José Álvares Vieira, e a Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, também estavam presentes nos eventos.

Ana Cristina Dib

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS