Tempo - Tutiempo.net

Esforço do produtor garante sucesso da fruticultura no Vale do São Francisco

 O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, afirmou, durante abertura do Programa de Intercâmbio AgroBrazil, nesta segunda (24), em Petrolina (PE), que o sucesso da fruticultura no Vale do São Francisco é resultado do esforço e do engajamento do produtor rural.

Martins disse que mesmo em um cenário onde a seca é protagonista, a região se tornou o maior polo de fruticultura do Brasil. “Tudo isso não seria possível sem a atuação dos nossos parceiros locais e sem o trabalho e o esforço do produtor”.

Por meio da Superintendência de Relações Internacionais, a CNA promove até o dia 28 de abril a primeira edição do Programa de Intercâmbio AgroBrazil, no Vale do São Francisco, na Bahia e em Pernambuco.

Nove adidos agrícolas da Indonésia, China, Equador, México, Uruguai, Polônia, União Europeia e Irã participam de visitas técnicas em regiões produtoras de uva, manga e coco, nos municípios de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

Durante a abertura do evento, o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra Júnior, disse que Juazeiro e Petrolina construíram a maior fruticultura irrigada do Brasil, com tecnologia e persistência.

Após a abertura do evento, o grupo visitou as obras do Centro de Excelência em Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Juazeiro.

De acordo com o Secretário Executivo do Senar, Daniel Carrara, o objetivo do centro é disseminar informação e conhecimento para atender a fruticultura local e nacional.

“Esse é o primeiro centro de dez que serão construídos em todo o país. Ele vai oferecer educação presencial e à distância como alternativa metodológica para inserção de mão-de-obra qualificada no campo”, disse Carrara.

As autoridades presentes ainda conheceram a Moscamed Brasil, organização que promove o desenvolvimento científico e tecnológico para controle e erradicação de pragas que afetam a saúde humana. O dia encerrou com a visita à sede da Embrapa Semiárido, também em Juazeiro.

O presidente da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (FAERN), José Álvares Vieira, e a Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, também estavam presentes nos eventos.

Ana Cristina Dib

OUTRAS NOTÍCIAS