Tempo - Tutiempo.net

Estado construirá treze novos frigoríficos no interior da Bahia

 

O Governo da Bahia está construindo 13 matadouros frigoríficos em diversas regiões do estado, como forma de estruturar a cadeia da carne e garantir alimento saudável para a população. Terça-feira (19), o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, assinou contrato para a construção de nove matadouros frigoríficos nos municípios de Araci, Barra, Iguaí, Itaberaba, Itanhém, Medeiros Neto, Paramirim, Santa Rita de Cássia e Valente, com capacidade para abate de 30/100 animais/dia.

 

Estas nove novas unidades somam-se à de Morro do Chapéu, Valença, Remanso e Bom Jesus da Lapa, para abate de 100/animais/dia, cujas empresas ganhadoras de licitação já assinaram contrato. Pelo menos mais cinco cidades no entorno de cada um dos municípios contemplados serão atendidas pelos novos frigoríficos.

 

“Esta é uma das mais importantes ações estruturante do governo do Estado, através da Seagri, nos últimos três anos”, afirmou Eduardo Salles. Ele destaca que a construção dos frigoríficos faz parte do Projeto de Descentralização do Abate no Estado da Bahia, programa criado pela Seagri/Adab com o objetivo de combater o abate clandestino, atender a demanda de municípios que não dispõem de frigoríficos, e oferecer à população carne saudável e de qualidade.

 

Para a construção destes 13 matadouros frigoríficos serão investidos cerca de R$ 26 milhões, e mais R$ 17 milhões para compra de equipamentos. Os recursos são dos governos estadual e federal, através dos Ministérios da Agricultura (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Fonte: Agecom / BA

OUTRAS NOTÍCIAS