Tempo - Tutiempo.net

Fruto energético da Bahia é demonstrado na Fenagro

 

Está sendo apresentada na 26ª Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que acontece até domingo (08), a Cadeia Produtiva do Guaraná e seus derivados. Quem conduz o estande é a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), cujos técnicos compartilham os seus conhecimentos sobre a cultura com os visitantes da Feira.

O ciclo de produção do guaranazeiro, as sementes, técnicas de plantio, colheita, beneficiamento e industrialização são demonstrados pelos técnicos da EBDA no estande institucional. Também estão sendo expostos, produtos derivados do guaraná como: energéticos, refrigerantes, xarope de guaraná, sabonetes, hidratantes e shampoos.

O técnico da EBDA e coordenador da Cadeia Produtiva do Guaraná na Bahia, Gerval Teófilo, comenta que a empresa é comprometida com a produção de guaraná da Bahia, e que a qualificação da mão-de-obra técnica, cursos e capacitações para agricultores familiares, elaboração de projetos de custeio, investimento agrícola e apoio ao ingresso dos produtores em políticas públicas, são alguns dos trabalhos realizados pela EBDA, no Baixo Sul do Estado.

O Programa Crédito Assistido, do governo do estado, tem possibilitado a expansão do guaraná. O Programa dispõe de recursos financeiros, que otimizam a produção agrícola, e a EBDA elabora os projetos e acompanha a produção do guaraná, com assistência técnica especializada. “Com o acompanhamento da cultura e orientações aos agricultores sobre a utilização correta dos recursos financeiros, buscamos evitar o endividamento e a inadimplência do agricultor, tornando-o apto para novos investimentos”, conclui o técnico.

Fonte: Redação / Seagri

OUTRAS NOTÍCIAS