Tempo - Tutiempo.net

Ibama substitui analista ambiental por militar na chefia de centro que combate queimadas na Amazônia

Queimadas, foto Ibama

O Ibama vai substituir o chefe do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), analista ambiental com atuação no setor desde 2005, por um militar.

A exoneração, que será publicada nos próximos dias, ocorre em meio à temporada de fogo na Amazônia e no Pantanal.

Segundo informações do jornal O Globo, Gabriel Constantino Zacharias está no Prevfogo desde 2005 e assumiu a chefia do centro há cinco anos.

Ele será substituído pelo militar Antonio Pedro Diel Bastos de Souza, capitão do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. De acordo com seu currículo Lattes, Bastos tem experiência na área de bioquímica, com ênfase em bioquímica dos micro-organismos.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Pantanal apresentou um aumento de 240% nos focos de calor no início de agosto.

Os dados absolutos já apresentam uma alta de 53%, quando contrapostos aos cálculos do mês inteiro, no ano passado.

No entanto, até o dia 30 de julho, o Ibama só havia investido 19% de seus recursos previstos para contenção e prevenção de incêndios florestais.

Pesquisadores relacionam o aumento das queimadas na região também ao desmatamento na Amazônia – é da floresta que vem a maior parte da umidade que alimenta o Pantanal, explicam.

Os números confirmam o problema: as áreas de desmatamento aumentaram 34,5% no período de um ano, de agosto de 2019 a julho de 2020.mações

Com informações do Fórum

OUTRAS NOTÍCIAS