Tempo - Tutiempo.net

Larvas de moscas passam a ser fontes alternativas de alimentos

Criar animais em casa para abastecer a mesa do jantar pode ser um costume comum de quem mora no campo. Agora, criar insetos, e ainda por cima para comê-los, soa como uma prática exótica.

Mas esse é exatamente o negócio da designer industrial Katharina Unger, da Áustria. Ela desenvolveu um equipamento para criar um determinado tipo de mosca conhecida no país como bicho da laranja.

Segundo ela, as larvas desse inseto são uma fonte sustentável e nutritiva de proteínas.

Katharina, que afirma gostar de comer alguns insetos, desenvolveu o Farm 432 na University of Applied Arts Vienna, onde se formou.

O equipamento promete converter um grama de ovos da mosca em 2,4 quilos de larvas ricas em proteínas. Para tanto, é demandado um tempo de cultivo estimado de 432 horas.

Para alimentar as moscas dentro do sistema, basta usar resíduos biológicos. Essas moscas são do tipo Hermetia illucens, conhecidas como o bicho da laranja. Katharina conta que elas não picam, não mordem e não transmitem doenças aos seres humanos.

Segundo o site da revista Fast Company, a carne de inseto produzida em casa beneficia o meio ambiente e a alimenta.

O site informa que para produzir 100 gramas de inseto são consumidos 0,157 gramas de gás carbônico e quase nada de água, enquanto que para 100 gramas de carne bovina são necessários 285 gramas de gás carbônico e 2,2 mil litros de água.

A larva da mosca também pode apresentar benefício nutricional. O site mostra que a carne da larva tem menos da metade de calorias do que a de vaca e quase a mesma quantidade de proteínas, além de ter grande quantidade de cálcio e aminoácidos.

O desafio da designer, cujo prato favorito é o risoto de tomate com larvas, é tornar o Farm 432 uma ideia de sucesso. Por meio dessa invenção, ela propõe um estilo de vida diferente.

“As pessoas precisam ser conscientes de que há uma grande variedade de alimentos em nosso planeta e nós raramente a consideramos”, diz.  

Fonte: Estadão

OUTRAS NOTÍCIAS