Tempo - Tutiempo.net

O diagnóstico de peste suína africana em javali aprofundou a crise na China

Peste suína africana foi diagnosticada em javali morto na cidade de Baishan, na província de Jilin, na China — Foto: Pascal Lachenaud/ AFP

Os esforços da China para conter a disseminação da peste suína africana sofreram um novo golpe nesta sexta-feira (16) com a confirmação pelo Ministério da Agricultura do primeiro caso da doença em um javali selvagem, aprofundando a crise de três meses no maior produtor de porcos do mundo.

O país também confirmou o primeiro surto na província de Sichuan, a maior região criadora de suínos da China, aumentando a probabilidade de um grande impacto na oferta de porco nos próximos meses.

A doença foi diagnosticada em um javali morto na cidade de Baishan, na província de Jilin, no noroeste do país, disse o Ministério da

Agricultura e Assuntos Rurais em comunicado publicado em seu site.

“O novo caso significa que será ainda mais difícil controlar a peste suína africana.

Como você controla javalis selvagens?” disse Yah Guiding, analista na consultoria China-America Commodity Data Analytics.

China abate 200 mil porcos devido a surtos de peste suína africana.

Surto de febre suína na China favorece criadores de frango.

A China proibiu o transporte de porcos vivos das regiões infectadas e províncias vizinhas para controlar a disseminação da doença altamente contagiosa, proibindo também o uso de dejetos de cozinha como ração.

Reuters

OUTRAS NOTÍCIAS