Tempo - Tutiempo.net

Prefeitura incentiva cultivo de umbu gigante doando mudas na zona rural

Secretário e prefeito distribui mudas de umbu

A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos deu início a distribuição das mudas de umbu gigante, nesta sexta-feira, nos povoados de Malhada Grande e Calandro, em Tiquaruçu.

Também serão beneficiados os distritos de Bonfim de Feira, Matinha, Ipuaçu e Jaguara.

Todas essas localidades do semiárido, são propícias para o cultivo do umbu gigante por ser onde o fruto melhor se adapta.

Para proteger as mudas, o Governo Municipal também está distribuindo arame farpado. Daqui a aproximadamente dois anos, os pés começarão as primeiras floradas.

A distribuição das mudas representa o fortalecimento da cultura frutífera no município.

Conforme o secretário de Agricultura Wellington Andrade, essa é uma espécie nativa e que resiste a períodos de estiagem.

“Os frutos são generosos e são recomendados para a produção de geleias, compotas e sucos. Para ser processado, o umbu gigante é o melhor”, alguns deles chegam a pesar 150 gramas, enquanto que uma fruta comum não passa de 20 gramas.

O prefeito José Ronaldo acompanhou a distribuição e observou que as mulheres estão cada vez mais atuantes na zona rural.

Segundo o prefeito, Feira é a única cidade no nordeste que compra produtos da agricultura familiar para destiná-los aos trabalhos sociais. Um investimento anual de R$ 2 milhões.

O projeto oferece capacitações e orientações técnicas, como os cuidados com o plantio e o manejo. A iniciativa tem a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (EMBRAPA). O engenheiro agrônomo  Joedilson Freitas, da Seagri, também acompanhou a distribuição.

Secom/cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS