Previsão aponta que seca deve continuar na Bahia

Mesmo com as chuvas que têm caído em parte do estado, o problema da seca na Bahia, que já dura mais de quatro meses, deve continuar, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), obtidas nesta segunda-feira (1°).

Segundo a meteorologista Marinês Cardoso, os registros de chuvas no estado ainda são considerados “pontuais”. “Na região sudoeste, por exemplo, o prazo de chuvas está previsto para terminar no final de abril. Há chuvas pontuais, mas não temos no satélite previsão de chuvas suficientes para amenizar o problema da seca”, aponta.

Conforme explica a especialista, os índices pluviométricos estão abaixo da meta trimestral na maior parte do estado, principalmente nas regiões do semi-árido, do oeste e do sudoeste.

“A chuva agora vem para o litoral, como já podemos ver em Salvador. No litoral, sim, pode ser que tenhamos chuvas consideráveis. Além disso, o sul do estado também é uma região onde as chuvas podem ser em quantidade considerada alta, mas isso ainda não temos como precisar porque o período de chuvas dessas regiões está apenas começando”, explica Marinês Cardoso. A expectativa é que as chuvas, ao fim de abril, retornem somente a partir do mês de outubro.

Uum levantamendo da Defesa Civil do Estado aponta que, no período de seca compreendido entre 2012-2013, foram investidos mais de R$ 3 bilhões em medidas de combate à situação na Bahia.

Fonte:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS