Tempo - Tutiempo.net

Programa de Desenvolvimento Rural em pauta

Na manhã desta quinta-feira (14) foi apresentado pelo secretário Ozeny Moraes aos presidentes de associações rurais do município durante uma reunião o Programa de Desenvolvimento Rural desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos.

 

A principal meta do programa é garantir ao trabalhador rural a geração de renda durante todos os meses do ano. De acordo com o projeto, serão construídas pequenas agroindústrias nos oito distritos de Feira de Santana.

 

O destino dos produtos será os mercados de comercialização, que serão instalados nas principais rodovias que cortam as localidades, como BA 052 (Bonfim de Feira e Jaguara); BR-324 (Humildes e Jaíba); BR-116 Norte (Maria Quitéria, Tiquaruçu e Matinha) e BR-116 Sul (Governador João Durval Carneiro).

 

A aplicação do programa será discutido a partir de audiências públicas nas sedes dos distritos com a participação das associações comunitárias de produtores rurais.

As localidades rurais poderão contar com padaria comunitária, unidade de beneficiamento de frutas, fábrica de defumados, unidade de beneficiamento de mel, unidade de beneficiamento de leite e ateliês de artesanatos. A finalidade é evitar as perdas constantes de recursos que são aplicados nas culturas do feijão e do milho, e na mecanização agrícola para o preparo de terras.

O Programa de Desenvolvimento Rural também prevê ainda a recuperação de 15 mil hectares de solos degradados, fomentar plantações frutíferas adaptadas ao clima do semi-árido, e a regularização fundiária.

Fonte: Redação / Secom

OUTRAS NOTÍCIAS