Tempo - Tutiempo.net

Queijos finos de cabra com vinho e cachaça são produzidos na Bahia

Queijos finos leite de cabra

A Bahia inicia a produção de queijos finos de cabra baianos. A produção inicial teve início no município de Juazeiro. O curso para a fabricação foi ministrado pela médica veterinária, Maria Helena com a utilização de tecnologia francesa.

A orientadora é consultora  do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), especialista em qualidade de leite e derivados. O curso foi ministrado no período de 15 a 17 de abril deste ano, no laticínio Bom Sabor.

“A Bahia sai na frente, com ação pioneira de fabricação de queijos finos, a partir do leite de cabra, tendo na sua composição e tecnologia, vinhos e cachaças produzidos na região do Vale de São Francisco”, afirmou o secretário de Agricultura, Vitor Bonfim.

O Projeto Cabra Produtiva e Rota do Leite, da Seagri, tem como finalidade organizar e profissionalizar a caprino-cultura de leite no Estado, fazendo a inclusão dos pequenos produtores e fomentando a produção especializada de queijos de cabra.

Os queijos produzidos durante o curso serão apresentados e degustados na EXPOVALE 2016, que acontece os dias 17 e 22 de maio, no município.

Foram produzidos os queijos tipo Reino, Coalho Maturado com Vinho e Cachaça, Boursin, Feta, Perladon, Valençay e Chabichou.

Esta é mais uma proposta de desenvolvimento da região, além de incentivar a ampliação da produção do leite de cabra.

cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS