Tempo - Tutiempo.net

Seagri apresenta potencialidades da Bahia para embaixador de Israel

Governador Rui Costa e o embaixador de Israel

Estreitar relações, ampliar o mercado e apresentar potencialidades. Com esse intuito a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) dialogou com o embaixador do Estado de Israel, Yossi Shelley.

O embaixador foi recebido por uma comitiva da Seagri, das autarquias vinculadas, outras secretarias do Estado e instituições parceiras na tarde dessa sexta-feira (27).

Representando a Secretária da Seagri, Andrea Mendonça, que estava em agenda externa com o Governador, Rui Costa, o Chefe de gabinete da Secretaria, Eduardo Rodrigues, ressaltou a importância do encontro e agradeceu a visita do embaixador.

“Momento democrático em que estreitamos os laços entre o Brasil e Israel, através da Bahia. Gostaria de transmitir os agradecimentos da Secretária e do Governador por esse encontro.

A Bahia é um dos Estados mais desenvolvidos do país, temos um agronegócio forte e há um interesse em estreitar os laços com Israel”, disse.

Ainda segundo, Eduardo Rodrigues “essa é uma troca de experiências. Mostramos o que temos de melhor na agropecuária, de recursos naturais e geograficamente. E ouvimos como esses negócios podem se expandir. Foi uma tarde muito produtiva e tenho certeza que esse contato será mantido”.

Foram apresentados temas como os principais, produtos cultivados no Estado, variedades, irrigação, pesquisas e defesa sanitária.

Durante todas as palestras ministradas, o embaixador ficou impressionado com o potencial baiano “há uma diversidade muito grande no Estado. Vocês produzem algodão, manga, banana, soja.

Estou muito satisfeito com o que eu vi e vou manter contato com o Estado, através da SEAGRI para que possamos firmar boas parcerias. Espero voltar mais vezes a Bahia para que essa relação seja ampliada entre os Estados.

Quero apresentar essas experiências pelo mundo e trazer o que temos de melhor lá em Israel para a Bahia. Essa cooperação técnica e cientifica é fundamental para o desenvolvimento”, finalizou.

Para o embaixador essa troca de experiência fortalece essa relação bilateral.

As palestras apresentadas trataram sobre: Mangicultura: cultivo, variedades e irrigação; Pesquisas de novas variedades de manga do vulcani center de Israel no Vale do São Francisco; Programa Fitossanitário da Soja e do Algodão e Potencial Aquífero.

Ascom/ Seagri

OUTRAS NOTÍCIAS