Tempo - Tutiempo.net

Sindirações ministra cursos de Assuntos Regulatórios, Fraude e Defesa de Alimentos

Cursos online acontecem em outubro com programas destinados a gestores, supervisores, chefes e colaboradores efetivamente envolvidos na produção e no controle de qualidade no setor de alimentação animal

O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal – Sindirações realizará em outubro três cursos online com foco na atualização dos profissionais que atuam no setor de alimentação animal.

O primeiro curso, Assuntos Regulatórios, será realizado em 05 de outubro, seguido pelo de  Avaliação de Risco de Matérias-Primas, em 16 de outubro e encerra o mês com o treinamento sobre prevenção de Fraude e Defesa dos Alimentos para Animais, nas datas de 20 a 23 de outubro.

A prevenção de fraude e defesa dos alimentos é um tema que tem sido exigido na maioria das normas de segurança de alimentos. O FAMI QS incorporou estes módulos no Sistema de Certificação (versão 6.0).

Para facilitar a implementação destas metodologias, o Sindirações inseriu no programa de cursos um módulo específico para o FAMI QS, que passa a ser exigido este ano, na implementação da versão 6 da norma, e que deve ser cumprido por todas as empresas certificadas ou que pretendam se certificar FAMI QS.

Um dos pontos de controle mais importantes de um sistema de gestão de qualidade é o recebimento de matérias-primas e qualificação de fornecedores.

A avaliação de matérias-primas oferece para o processo de fabricação a implantação de medidas de controle eficazes para a garantia de obtenção de produtos com a qualidade e segurança adequadas.

O curso sobre assuntos regulatórios é uma oportunidade de complementar a formação de profissionais que atuam ou pretendem atuar no setor industrial de alimentação animal.

O objetivo é capacitar profissionais para atuar nas indústrias produtoras e importadoras de ração, premix, suplementos, concentrados, núcleos, aditivos, ingredientes e alimentos para animais de companhia.

O treinamento além de especializar os profissionais para atuarem nas áreas de registro e pós–registro de estabelecimento e produtos para alimentação animal, visa também introduzir conhecimento regulatório sobre qualidade e comércio exterior, além de contemplar atualidades e tendências do setor.

Segundo Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações, “as empresas de alimentação animal buscam profissionais com conhecimentos específicos em regulamentações vigentes e que possam responder tecnicamente pela qualidade da produção e pelos produtos fabricados”, e complementa, “o objetivo do Sindirações é manter atualizados os profissionais envolvidos nos processos de produção e controle de qualidade do alimento animal.

Os cursos contribuem para melhorar o acesso ao mercado, aos preços e demonstra o compromisso com a segurança de alimentos”.

Os cursos são importantes para os profissionais que estão envolvidos na implementação de programas de fraude e defesa de alimentos para animais, regulamentação e gestão da qualidade e segurança de alimentos.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Sindirações e inclui material didático de treinamento e certificado. Os treinamentos são realizados na plataforma Zoom, com turmas de até 15 participantes.

SINDIRAÇÕES

OUTRAS NOTÍCIAS