Tempo - Tutiempo.net

É preciso repensar a aposentadoria

O aposentado do futuro não terá mais uma vida linear, tão pouco deixará de trabalhar.

Foi-se o tempo em que se aposentar era um futuro certo. O problema não está em receber ou não o benefício, mas o que ele significará e se será o suficiente para manter o padrão de vida de quando você trabalhava.

Meus amigos a aposentadoria não é o que costumava ser. Nós precisamos nos reinventar e nos desfazer de algumas crenças convencionais sobre este período de nossas vidas.

O aposentado de antigamente tinha um plano de vida linear que costuma ser muito simples.

Era mais ou menos assim, nos educávamos, trabalhávamos, constituíamos uma família, nos aposentávamos e, em seguida, esperávamos tranquilamente o final de da vida.

As literaturas diziam isso. No entanto as aposentadorias futuras serão assimétricas. É possível, por exemplo, nos tempos atuais, encontrarmos uma carreira aos 70 anos.

Segundo estatísticas o grupo que mais cresce no mercado de trabalho norte-americano tem sido de pessoas acima de 55 anos.

Que tal pensar em responder a seguinte pergunta: O que você pretende fazer quando se aposentar?

Pesquisa recente confirmou que apenas 29% disseram que nunca mais queriam trabalhar novamente e cerca de 39% pensam em trabalhar em tempo parcial. Mais de 29% gostariam de combinar trabalho e lazer e 8% ainda querem trabalhar em tempo integral. Essa foi uma grata surpresa.

Vocês sabiam que a maioria dos aposentados vê a aposentadoria como um sinal para o “desaparecimento social”.

No entanto os aposentados do futuro, pelo contrário, eles não terão essa escolha e deverão se envolver com a sociedade, a família e a vocação profissional.

Este momento não significa apenas um “descanso da vida”, mas também um tempo para se relacionar, continuar aprendendo e com isso construir um legado.

A verdade é que ser idoso não mais significa viver pouco tempo. Com os avanços da medicina, muitos países já registraram aumentos relevantes na população idosa – tendência também presente em nosso país.

Para acompanhar esse ritmo, os países aumentam cada vez mais os anos trabalhados para as pessoas se aposentarem.

Mas uma coisa é certa, quem quiser se aposentar no futuro mantendo o atual padrão de vida, deve se planejar.

É preciso levar em consideração cuidados com a saúde, segurança e planejamento de vida mais flexível.

“A combinação da estratégia com as novas fontes de renda serão altamente necessárias e vitais”. Afirmam grandes psicólogos. Portanto vamos nos preparar para essa nova velhice.

Fonte: MS/pl

OUTRAS NOTÍCIAS