Tempo - Tutiempo.net

CENTRO DE ESTUDOS MAÇÔNICOS

Uma das maiores falhas que podem ser apontadas na Maçonaria é a inexistência de centros de estudos Maçônicos, de organizações em que os maçons possam aperfeiçoar os seus conhecimentos.

Nas localidades onde só haja uma Loja, ele deve reservar um dia na semana, na quinzena, no mês, para estudos.

Onde existem várias Lojas, elas devem congregar-se para contribuir para a formação de um centro de estudos, para que os mais novos possam receber instruções maçônicas para maior compreensão dos seus deveres para com a Loja; a Instituição; para com a Família; para com todos os Irmãos e para com a Humanidade; a fim de que, dentro de suas possibilidades disponham de elementos para contribuir no sentido de torná-la mais igualitária e menos sofredora.

Os graus mais elevados devem encarregar-se de fazer programas e temas para as reuniões de estudo.

O debate de temas Maçônicos ou de caráter filosófico concorrerá para maior discernimento da missão nobre e elevada dos maçons e servirá para indicar melhores caminhos para os novos e permitirá conclusões mais ajustadas sobre à Verdade.

A interpretação dos Rituais, dos preceitos Maçônicos, da história da Maçonaria, tão mal sabida, tão impregnada de lendas fantásticas e de confusões absurdas, com certeza dissiparia dúvidas, nortearia os maçons presentes para rumos mais certos.

Por outro, os estudos também quebrariam a monotonia dos trabalhos nas Lojas, na maioria das vezes improducentes, com repetições enfadonhas e discussões estéreis.

Atualmente em nosso país, devemos reconhecer sinceramente e com franqueza, além de defender a verdade, que a seleção nem sempre é rigorosa. Por essa causa nossos valores estão ficando no esquecimento, na mente apena dos mais antigos.

Pessoas sem a cujos hábitos consideração para compreender os elevados Ideais Maçônicos, outras pouco recomendáveis são acolhidas.

Na sua maioria esmagadora desejam apenas o que acham ser status social, o título de Maçon.

Esse fato é o resultado da preocupação de apresentar quadros numerosos, uma preocupação dominadora de algumas Lojas antimaçonicamente dirigidas. A qualidade, resultante de seleção rigorosa é o que deve prevalecer. Não é preciso ofender, é preciso valorizar a verdade.

Fonte: Carlos Lima

OUTRAS NOTÍCIAS