Tempo - Tutiempo.net

25º Festival ‘É Tudo Verdade’ exibe 60 documentários online

Utopia e distopia

Cinéfilos e fãs de documentários, a segunda parte da 25ª edição do Festival “É Tudo Verdade” disponibiliza 60 produções de vários países para assistir de graça.

São longas, médias e curtas-metragens que participam de mostras competitivas – isso significa que todos os premiados estão automaticamente classificados para apreciação à disputa pelo Oscar de 2021.

Entre os dias 23 de setembro e 4 de outubro, diversas preciosidades ficam em cartaz por tempo limitado – e você confere tudo de casa, com o maior conforto e segurança. Basta acessar o site do evento e assistir aos títulos que mais chamarem a sua atenção.

Lembrando que os filmes podem ter exibições únicas ou ficar disponíveis por 24 horas. E todos têm limite de visualizações!

O que assistir no Festival “É Tudo Verdade”

A sessão de abertura é com um latino-americano premiado. Em “A Cordilheira dos Sonhos” (2019) o cineasta chileno Patricio Guzmán encerra a trilogia formada por “Nostalgia da Luz” (2012) e “O Botão de Pérola” (2015). O longa é  um ensaio entre o memorialístico e o político sobre os avanços sociais do governo Allende (1970-1973), a repressão brutal da ditadura Pinochet (1973-1990) e a dura herança atual da política econômica desenvolvida no período autoritário.

O longa foi um dos vencedores do Olho de Ouro de Melhor Documentário no Festival de Cannes de 2019. Assista online às 20h30 do dia 23 de setembro e às 15h do dia 24 de setembro pelo site do evento. O limite é de 1000 visionamentos.

DicaCatraca: Canal no YouTube reúne cerca de 400 clássicos do cinema nacional

Outro destaque internacional é “Pão Amargo” (2019), do diretor iraquiano Abbas Fahdel. Na narrativa, entre os incontáveis ​​cidadãos sírios que fugiram de seu país, cerca de um milhão e meio de pessoas se mudaram para o vizinho Líbano.

Para retratar isso, o cineasta se instala em uma comunidade de refugiados que vivem em um acampamento no Vale do Beqaa, a maioria deles crianças. Assista no site do festival dia 1º de outubro, às 18h.

Conheça um campo de refugiados no Líbano no filme “Pão Amargo”

Na coprodução África do Sul e Canadá “Influência” (2020), Richard Poplak e Diana Neille apresentam uma análise da expansão recente do universo da desinformação por meio de uma investigação exclusiva sobre a ascensão e a queda de uma das maiores empresas de relações-públicas e reputação: a multinacional britânica Bell Pottinger. O longa é exibido no dia 3 de outubro, às 18h, no site do evento.

“Influence” fala sobre desinformação

No encerramento, o público pode conferir “Wim Wenders, Desperado” (2020), de Andreas Frege e Eric Fiedler. O documentário oferece um olhar muito próximo do processo artístico e das realizações de um cineasta incomparável – um improvisador, cujas cenas são sempre uma viagem ao desconhecido.

“Wim Wenders, Desperado” encerra o Festival “É Tudo Verdade”

Apresentando materiais inéditos e encontros exclusivos com Wenders, o filme tem participações especiais de Francis Ford Coppola, Willem Dafoe, Patti Smith, Andie MacDowell, Ry Cooder, Rainer Werner Fassbinder e Werner Herzog, entre outros. A estreia online é às 20h do dia 4 de outubro, permanecendo disponível no site por até 24 horas (limite de 1.000 visualizações).

A programação nacional também está repleta de achados! Gosta de música?

No documentário “Os Quatro Paralamas” (2020), Roberto Berliner, que acompanha a banda desde o início no Circo Voador, em 1983, aborda a relação dos três que sobem ao palco (Herbert, Bi e João), mas também de um quarto elemento, que aparece pouco na mídia, mas tem papel fundamental: José Fortes, o empresário.

Descubra curiosidades sobre Os Paralamas do Sucesso em documentário inédito

Assista online no site dia 26 de setembro, às 21h, e no dia 27 de setembro, às 15h. Acontece um debate sobre o filme no dia 27, às 17h, pelo YouTube do festival.

Carol Benjamin dirige “Fico te Devendo uma Carta sobre o Brasil” (2019). No longa, ela retrata três gerações de uma família atravessada pela Ditadura Militar brasileira (1964-1985).

Ao mergulhar em uma história pessoal e entrelaçá-la com a história do país, entre passado e presente, o filme investiga a persistência do silêncio como uma ferramenta de apagamento da memória. Assista no dia 2 de outubro, às 21h, e no dia 3 de outubro, às 15h, direto no site. Tem debate no dia 3, às 17h, no YouTube do evento.

Você também tem a chance de ver o novo filme do Jorge Bodanzky, “Utopia Distopia” (2020). Codirigido por Bruno Caldas, o longa tem exibição “hors concours” pela plataforma do festival no dia 26 de setembro, às 11h, com disponibilidade online até 1500 visionamentos.

“Utopia e Distopia” ganha exibição especial no evento

O diretor recorre às suas memórias do período em que cursou a Universidade de Brasília para mostrar todo um painel da juventude na década de 60, com seus sonhos e expectativas, suas crises e projetos interrompidos.

Também no dia 26, a plataforma do “É Tudo Verdade” transmite, às 16h, uma conversa gravada com o cineasta Jorge Bodanzky e o diretor-fundador do festival, Amir Labaki.

Mas não é só isso! Os amantes de cinema também acompanham uma programação paralela.

A Conferência Internacional de Documentário, com diversas master classes.

C. Livre

OUTRAS NOTÍCIAS