5 séries e filmes para entender melhor a pandemia do covid-19

Com o aumento gradativo dos casos de Coronavírus (COVID-19) ao redor do mundo, diversas plataformas e serviços de streaming passaram também por um fenômeno um tanto peculiar: a forte procura por obras que tenham alguma relação com a situação pandêmica — seja para fins de entretenimento, aprendizado ou apenas curiosidade.

Com isso, é um tanto comum ficar um pouco perdido dentre tantas informações diferentes e, assim, o AdoroCinema preparou uma lista especial com os melhores filmes e séries para entender melhor como funcionam pandemias como as do Coronavírus, por exemplo. Desde os exemplos mais didáticos possíveis até os mais ficcionais (cuidado com os tons alarmistas!), separamos um pouco de cada tipo de obra. Vamos lá!

PANDEMIA

Neste momento em que se fala tanto a respeito da importância e relevância dos profissionais de saúde, Pandemia surge não apenas para contar mais sobre o papel os médicos e cientistas envolvidos na solução de grandes surtos, mas também oferecer um guia didático e explicado de como agir diante de uma situação como a que estamos presenciando hoje. Disponível na Netflix, a série de seis episódios tem atraído muitos espectadores, especialmente por seu timing (que não foi proposital, segundo seus criadores).

EXPLICANDO

Por mais que não tenha foco específico na situação do COVID-19, a série Explicando tem como objetivo exatamente o que seu título dá a entender. A cada episódio, um assnto diferente é dissecado e explicado de maneira simples, rápida e objetiva. O destaque aqui fica para um dos episódios em que pandemias são explicadas e alguns dos pesquisadores previram que o próximo grande vírus provavelmente surgiria da China e seria uma espécie de gripe viral. Selo de aprovação de um estudo certeiro.

THE HOT ZONE

Entender o passado é essencial para não repetir certos erros no presente. Partindo desta premissa, é interessante assistir à série The Hot Zone, da National Geographic. Mesmo sendo baseada em fatos reais, a minissérie é dramatizada e conta a história de como surgiu e foi combatido o vírus Ebola. Na trama, os primeiros infectados e pesquisadores correm contra o tempo e contra as fronteiras geográficas para entender o surgimento da doença.

A GRIPE

A partir daqui, é importante deixar claro que entramos no campo factual e falaremos de duas obras ficcionais. Por mais que as duas retratem nuances e detalhes sobre pandemias, ambas tratam de um cenário muito mais grave e complexo do que o nosso. Então sem pânico! Em A Gripe, por exemplo, disponível na Netflix, um especialista corre contra o tempo enquanto procura o sangue capaz de desenvolver a vacina contra um vírus letal que está matando as pessoas rapidamente na Coreia do Sul.

CONTÁGIO

Por fim, como não poderia ficar de fora, o filme mais buscado neste período foi Contágio, de 2011. O longa segue o rápido progresso de um vírus letal, transmissível pelo ar, que mata as pessoas poucos dias. Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha mais rápido do que o próprio vírus. Ao mesmo tempo, pessoas comuns lutam para sobreviver em uma sociedade que está desmoronando.

ADORO CINEMA

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

OUTRAS NOTÍCIAS