Tempo - Tutiempo.net

Especulações sobre o futuro do Universo Cinematográfico

O que vem depois de Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores 4?

Marvel

Vingadores: Guerra Infinita, lançado no próximo dia 26 de abril, e Vingadores 4, previsto para maio de 2019, prometem deixar os fãs assustados, emotivos, chorosos, e acabar com o Universo Cinematográfico Marvel como o conhecemos por dez anos.

Segundo o presidente da Marvel, Kevin Feige, a Fase Quatro do estúdio — composta por Homem-Aranha: De Volta ao Lar 2, Guardiões da Galáxia Vol. 3 e filmes ainda não divulgados — terá um futuro completamente diferente.

Pensando nisso, o AdoroCinema resolveu especular sobre o que pode acontecer no futuro do Universo Cinematográfico Marvel depois de Vingadores: Guerra Infinita, Homem-Formiga e a Vespa, Capitã Marvel e Vingadores 4. Claro que, desconhecendo os eventos desses longas e quem vai bater as botas quando enfrentar Thanos (Josh Brolin) e seus capangas, só podemos teorizar.

Se você também está ansioso para o que vem por aí, cola na matéria aqui embaixo e depois conte para a gente nos comentários: o que você espera do futuro da Marvel?

RENOVAÇÃO DO TIME DOS VINGADORES

Marvel
Não tem jeito! Invariavelmente, alguém vai morrer em Vingadores: Guerra Infinita e as maiores especulações indicam que o tempo está acabando para Steve Rogers (Chris Evans) e Tony Stark (Robert Downey Jr.). Isso quer dizer que outro herói (ou heroína) vai ser o novo comandante dos Vingadores e alguém deve assumir o manto — e o escudo — do Capitão América.

Super-heróis que devem ou não se aposentar da franquia da Marvel

Enquanto Capitã Marvel (Brie Larson) deve inevitavelmente assumir uma postura de liderança – como Rogers faz —, T’Challa (Chadwick Boseman) é o único que tem condições reais de dar o apoio financeiro e tecnológico que os Vingadores precisam — papel que atualmente é de Stark. Já pensou se o quartel-general dos Avengers se muda para Wakanda?!

Marvel
Além disso, Shuri (Letitia Wright) deve se juntar ao time, possivelmente usando a armadura do Homem de Ferro — como Riri Williams nos quadrinhos. Ela tem a inteligência, o heroísmo e o acesso à tecnologia necessários para encarnar a “Mulher de Ferro”.

Teoria indica que Shuri poderia assumir o traje do Homem de Ferro

Já a identidade do Capitão América deve ficar a cargo de Sam Wilson (Anthony Mackie), o Falcão, ou de Bucky Barnes (Sebastian Stan), o Soldado Invernal, que a partir de Guerra Infinita será retratado como Lobo Branco.

Marvel
Outros membros dos Vingadores que devem permanecer são:

– o amigo da vizinhança Homem-Aranha (Tom Holland), já confirmado em seu segundo filme solo;

– Bruce Banner (Mark Ruffalo), que ainda deve ter dificuldades em lidar com seu alter-ego Hulk;

– Viúva Negra (Scarlett Johansson), que deve atuar como uma espécie de mentora para os demais heróis. E vamos combinar, né? Já está na hora de ela ganhar o sonhado filme solo.

– Thor, que assumirá como Rei de Asgard, sendo chamado para salvar o dia quando a coisa apertar. Aliás, ele deve reconstruir Asgard em algum lugar, possivelmente na Noruega, como desejava Odin (Anthony Hopkins);

– Homem-Formiga (Paul Rudd) e Vespa (Evangeline Lilly), cuja aparição envolverá a expansão do Reino Quântico (mais sobre isso abaixo);

– Visão (Paul Bettany) e Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen); caso o personagem de Bettany não morra em Guerra Infinita, os dois devem continuar com sua vida a dois, sendo chamados para o perigo quando necessário;

– Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) e Wong (Benedict Wong), claro — Cumberbatch já deu a entender que pode estrelar mais produções, mas não garantiu a sobrevivência do personagem em Guerra Infinita.

Marvel
E o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner)? Sumido da divulgação de Guerra Infinita, o herói vai sair da aposentadoria, inclusive com um novo visual, possivelmente para dar uma mão aos Vingadores. Outra possibilidade para ele se unir ao conflito é se o filme seguir os quadrinhos e sua família for morta (a mando da S.H.I.E.L.D. ou por consequência da invasão de Thanos). Vale lembrar que a esposa e filhos de Clint Barton ganharam destaque em Era de Ultron, e é difícil a Marvel fazer algo a toa. Nesse caso, ele ficaria de luto e alimentaria tendências irritadiças e até mesmo suicidas. Porém, caso isso não aconteça, ele deve se aposentar novamente após o conflito.

GUARDIÕES DA GALÁXIA

Por mais que os Guardiões da Galáxia façam parte de Guerra Infinita e Vingadores 4, eles não se tornarão membros efetivos do time, voltando para suas aventuras no espaço logo depois da batalha. Os heróis têm presença garantida em Guardiões da Galáxia Vol. 3.

Marvel
Especula-se que Nebula (Karen Gillan) morra no conflito contra seu pai, Thanos, o restante do grupo deve continuar firme e forte — e Groot (voz de Vin Diesel) deve crescer ainda mais, finalmente se tornando um adulto. Gamora (Zoe Saldana) ganhará mais espaço em Guerra Infinita, portanto, saberemos mais sobre seu passado e sua personalidade, o que pode contribuir bastante para o desenvolvimento da heroína daqui para frente.

Quem também deve ganhar mais espaço são os Ravagers, o grupo do qual Yondu (Michael Rooker) fazia parte. Trata-se de um sindicato do crime interestelar composto por ladrões, contrabandistas, criminosos, bandidos, mercenários, caçadores de recompensas e piratas. Existem quase cem facções de Ravagers ao redor da galáxia, cada uma delas com um capitão liderando suas operações. Entre os atores chamados para interpretá-los estão nomes de peso como Sylvester Stallone e Michelle Yeoh. Faria sentido que eles voltassem a aparecer nas telas futuramente — fosse como Amigos ou antagonistas dos Guardiões.

Marvel
Além disso, o Vol. 3 promete mostrar Adam Warlock — apesar de o diretor James Gunn não ter dado certeza disso. Nos quadrinhos, ele é um poderoso personagem que usa a Joia da Alma. No filme, Ayesha (Elizabeth Debicki) revela ter criado uma arma contra os Guardiões da Galáxia e que ele se chama “Adam”. A personagem de Debicki já tem retorno confirmado no Vol. 3.

Tudo o que você precisa saber sobre Adam Warlock

PRESENÇA FEMININA

A Fase Quatro da Marvel será resultado do poder das mulheres. Pantera Negra já é um exemplo disso, pois trouxe inúmeras personagens femininas fortes, como Shuri, Okoye (Danai Gurira), Nakia (Lupita Nyong’o) e as demais Dora Milaje.

Marvel
Como já especulamos acima, há possibilidade de Shuri usar a armadura do Homem de Ferro como membro oficial dos Vingadores. Hope van Dyne, por sua vez, vai assumir a identidade da Vespa a partir de seu filme — cujos eventos se passam antes de Guerra Infinita — e será mais uma das importantes mulheres que levarão o UCM adiante.

Enquanto isso, Capitã Marvel será apresentada em seu filme solo — ambientado nos anos 90 e lançado depois de Guerra Infinita — e deve ter um papel central como nova integrante do time de heróis a partir de Vingadores 4.

Espera-se que Feiticeira Escarlate siga ganhando mais espaço. O mesmo serve para Gamora. E não podemos esquecer, é claro, da Viúva Negra, cujo filme solo está sendo prometido há muito tempo e deve, finalmente, sair do papel.

Marvel

REINO QUÂNTICO

Um dos elementos que será explorado na Fase Quatro do UCM será o Reino Quântico, já citado em Homem-Formiga e deve ser essencial também em Capitã Marvel, Vingadores 4 e nos filmes subsequentes.

O Quantum Realm (no original) é uma dimensão alternativa que pode ser acessada somente através de energia e/ou transporte místicos, ou com o uso da Partícula Pym para o encolhimento. Neste lugar, o tempo e o espaço funcionam de maneiras diferentes, e chegam até a ser irrelevantes em muitos casos.

Homem-Formiga e a Vespa abre espaço para o multiverso

Considerando que Capitã Marvel será situado nos anos 90 e que ela aparecerá em Vingadores 4 sem ter envelhecido um dia sequer e sem ter sido mencionada anteriormente no UCM, é possível que Carol Danvers estivesse presa em algum lugar esse tempo todo. Para não repetir a figurinha de status de congelada como o Capitão América, pode ser que ela esteja perdida justamente no Reino Quântico.

Além disso, Stephen Strange possui a habilidade de explorar a existência de outras dimensões — inclusive (por que não?) o Reino Quântico.

Marvel

SÉRIES DE TV

Enquanto o Universo Cinematográfico Marvel dominou os cinemas, outros personagens dos quadrinhos também marcam presença nas telinhas.

Por mais que os eventos dos filmes sejam mencionados nas séries de TV, o contrário não acontece. Difícil ver isso sofrer alguma mudança com a expansão da Fase Quatro. Mesmo assim, os fãs sonham com o encontro dos Defensores com os Vingadores, ou com a inclusão dos Inumanos e dos Agentes da S.H.I.E.L.D. nas telonas.

Marvel
De qualquer forma, é possível especular que os eventos — supostamente devastadores — que acontecerem na Terra em Guerra Infinita e Vingadores 4 afetem e muito os eventos das séries de TV como Agents of S.H.I.E.L.D., Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro, Inumanos e até Runaways e The Gifted.

COMPRA DA FOX

Com a conclusão da compra da Fox pela Disney, algo que deve acontecer em meados de 2019, os X-Men, Quarteto Fantástico e outros personagens dos quadrinhos que hoje são propriedade da 20th Century Fox poderão finalmente integrar o Universo Cinematográfico Marvel.

Entretanto, haverá um período de transição de cerca de sete anos até que os heróis e vilões da Marvel se unam nas telonas. Considerando que a Fase Quatro deve terminar somente em 2028, é bem possível que essa junção aconteça ainda nesse período.

Marvel
Assim, já se pode especular que Wanda ganhe mais histórias — afinal, nas HQs, ela é uma mutante (mesmo que isso não pudesse ser mencionado no UCM), filha de Magneto e irmã de Mercúrio. Enquanto a questão de existir o Mercúrio do UCM, vivido por Aaron Taylor-Johnson em Era de Ultron, e o dos X-Men, interpretado por Evan Peters, ainda há possibilidade da Feiticeira Escarlate ser unida com membros dos X-Men que ainda não deram as caras nos cinemas.

Sem contar que as possibilidades são infinitas. Enquanto a linha temporal dos X-Men não é exatamente linear e desconsidera certos filmes — como Logan, que não faz parte da cronologia dos atuais X-Men —, é possível criar histórias paralelas com diferentes heróis. Ou, quem sabe, unir tantos outros nas telonas – quem nunca sonhou com um crossover entre Deadpool e Homem-Aranha?!

Marvel
Vale lembrar que a Fox também detinha os direitos do Quarteto Fantástico — cujas versões cinematográficas ou já ficaram para trás ou não vingaram. Levando em consideração que Senhor Fantástico, Mulher Invisível, Tocha Humana e Coisa são como os pilares da Marvel Comics, seria um deleite vê-los nas telonas encontrando outros tantos personagens icônicos dos quadrinhos.

E não é só de heróis que estamos falando! O UCM levou 10 anos preparando a chegada de Thanos, isso quer dizer que, na Fase Quatro, outros vilões ganharão espaço. Será que haverá um grande como o Titã Louco? Se for o caso, a Marvel agora poderá olhar o acervo que pertencia à Fox.

O que o Universo Cinematográfico Marvel reserva, só o futuro dirá.

Vitória Pratini

OUTRAS NOTÍCIAS