Tempo - Tutiempo.net

Festival de cinema em São Paulo exibe clássicos restaurados

Exibição filmes restaurados

Começa hoje (5), na capital paulista, a segunda edição do Cinema Ritrovato on Tour, com a exibição de clássicos do cinema restaurados que fizeram parte da programação do festival italiano de Cinema Ritrovato.

A maioria dos filmes, que serão exibidos no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mário de Andrade, foram restaurados pelo laboratório L’Immagine Ritrovata, pertencente à Cineteca di Bologna.

O festival vai até 19 de maio e é organizado pela Fondazione Cineteca di Bologna, há 30 anos na cidade de Bolonha. Para a segunda edição no Brasil, estão previstas obras que foram restauradas pela organização não governamental The Film Foundation, que se dedica à proteção e à preservação da história do cinema, restaurando filmes fundamentais da cinematografia de países em desenvolvimento.

Entre as obras selecionadas, estão A Cor da Romã (Sayat Nova, URSS, 1969), de Sergei Parajanov, e Estrela Encoberta de Nuvens(Meghe Dhaka tara, Índia, 1960), de Ritwik Ghatak.

Estão na programação também filmes de Charles Chaplin, Mario Casarini, Roberto Rossellini e Jean Renoir. Destaque para o filme Spartaco (Itália, 1913), de Giovanni Vidali, cuja restauração foi possível pela existência de uma cópia preservada da obra na Cinemateca Brasileira.

Outro destaque é o filme de Jean Renoir, Um Dia no Campo (França, 1936), obra nunca terminada pelo autor devido aos tantos imprevistos na filmagem, com a montagem finalizada uma década depois.

Todos os filmes serão exibidos em cópias digitais (DCP, Bluray ou DVD) com legendas eletrônicas em português.

Na Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – os ingressos serão gratuitos. No Centro Cultural São Paulo, os preços são R$1 para a inteira e R$ 0,50 para a meia.

Outras atividades

A programação inclui também a palestra Uma Conversa sobre Restauração Cinematográfica, com Fernanda Coelho, pesquisadora com mais de 30 anos de experiência na preservação audiovisual, e um curso sobre a obra de Roberto Rossellini ministrado por Luiz Carlos de Oliveira Jr, crítico e pesquisador.

Flávia Albuquerque

OUTRAS NOTÍCIAS