Tempo - Tutiempo.net

Filme sobre Yves Saint Laurent abre hoje programação do Festival Varilux

O glamour francês chega hoje aos cinemas soteropolitanos, com a exibição de Yves Saint Laurent, cinebiografia sobre o grande estilista, morto  em 2008, aos 71 anos, em razão de um câncer cerebral. A produção abre a programação do Festival Varilux de Cinema Francês, às 20h30, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha.

 

O longa, que ainda não tem data definida de estreia, será exibido em sessão única na mostra. A programação se estenderá até dia 16, com outros 15 filmes. O filme Yves Saint Laurent foi uma iniciativa do companheiro do estilista, Pierre Bergé, que viveu com o costureiro até o fim de sua vida.

 

“O filme é muito bonito, e o ator (Pierre Niney) serve muito bem ao papel. Além disso, mostra muito a  intimidade do personagem, pois Bergé abriu o apartamento de Yves para a produção”, destaca Christian Boudier, 49 anos, diretor do Varilux.

 

O diretor também chama atenção para as comédias que estarão em cartaz durante os oito dias. A mais esperada é Eu, Mamãe e os Meninos, vencedora de cinco César, maior premiação do cinema francês. Ficou com os troféus de melhor filme, ator, roteirista, edição e melhor filme de um  diretor estreante.

 

O roteiro faz graça com a sexualidade do diretor, roteirista e ator Guillaume Gallienne. Por causa da mãe, Guillaume, na infância, acreditava ser menina e cresceu pensando ser gay. “Embora seja uma comédia, é um filme autoral, que tem a assinatura do diretor.

 

Não segue uma receita de como fazer rir”, diz Boudier, que cita, nessa mesma linha, Uma Juíza Sem Juízo, que, assim como Eu, Mamãe e os Meninos, vendeu mais de 2 milhões de ingressos na França. Yves Saint Laurent levou cerca de 1,5 milhão de pessoas aos cinemas franceses.

 

O sócio-diretor do Espaço Itaú, Cláudio Marques, dá destaque a Uma Viagem Extraordinária, mais recente filme de Jean-Pierre Jeunet, diretor de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001): “Embora seja melancólico, é também vibrante”, comenta.

 

 

Fonte: Correio/ Harlene Teixeira/ Foto: web.

OUTRAS NOTÍCIAS