Tempo - Tutiempo.net

Filmes com histórias de vida de assistidos do Corra pro Abraço são Frutos do projeto “Pega Visão na Pandemia”

Filmes no museu

Frutos do projeto “Pega Visão na Pandemia”, iniciativa do Programa de Extensão Pega Visão, da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, os filmes “Corações do Mar” e “Caminhos… do lado de cá” serão lançados, na terça-feira (19), às 14h, em sessão no Cinema do Museu Geológico da Bahia – Circuito das Salas de Arte.

Os dois documentários de curta-metragem, dirigidos pelo professor Edgilson Tavares, lançam luz de maneira poética às narrativas autorais de pessoas assistidas pelo Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS).

Os filmes foram resultados de um processo de construção coletiva e dialógica com pessoas em situação de rua e jovens de bairros periféricos de Salvador, sobre os desafios enfrentados no período da pandemia, além das estratégias de sobrevivência em situações de extrema vulnerabilidade social.

A iniciativa, contemplada no edital PaexDoc Tessitura da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA, realizou uma série de encontros preparatórios em formato de rodas de conversa, para que, a partir dos relatos das pessoas, a equipe do Pega Visão pudesse construir o roteiro dos filmes.

A experiência resultou ainda na produção de quatro episódios do podcast AtivaMente, iniciativa de comunicação do Corra pro Abraço, dentre os quais, dois já estão disponíveis nas plataformas de streaming do Programa do Governo da Bahia.

O Pega a Visão atua no desenvolvimento de ações públicas voltadas para o cuidado integral e a redução de danos para populações em situação de vulnerabilidade, pessoas em situação de rua, jovens em territórios periféricos e pessoas em privação de liberdade.

A iniciativa do Pega Visão nasceu em 2016, a partir de uma experiência de parceria com o Corra pro Abraço, que é um Programa de Redução de Danos do Governo da Bahia, vinculado à Superintendência de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis da SJDHDS.

A sessão de lançamento dos filmes será fechada para o público interno (assistidos e equipe do Corra pro Abraço), bem como a equipe do Pega Visão, serviços parceiros e convidados.

A exibição será seguida de um bate-papo com a equipe de realização e com o elenco.

Cined Maloca

OUTRAS NOTÍCIAS