Tempo - Tutiempo.net

Kenneth Branagh quer almeja o Universo Cinematográfico de Agatha Christie

Depois de Assassinato no Expresso do Oriente, ator e diretor já está produzindo Morte no Nilo e almeja mais.

Já imaginou um Universo Cinematográfico inteirinho inspirado nas obras de Agatha Christie?

Depois de dirigir e estrelar Assassinato no Expresso do Oriente como Hercule Poirot, Kenneth Branagh tem a ideia de fazer todo um Universo Cinematográfico baseado nas obras da autora de mistério — certamente seguindo a tendência de outras franquias de filmes como Marvel, DC e Universo Sombrio dos monstros da Universal.

O cineasta já começou a pré-produção da sequência, Morte no Nilo, também inspirado no livro homônimo de Christie, e já imagina mais filmes sobre as obras da Dama do Crime, afinal, ela é uma das escritoras mais populares e bem-sucedidas da história da literatura.

“Eu acho que existem possibilidades, não é? Com 66 livros e histórias curtas e peças de teatro, ela muitas vezes une as pessoas em seus próprios livros, de forma tão intima – ela gostava disso”, disse Branagh em entrevista ao Associated Press (via EW). “Você sente como se houvesse um mundo — assim como no caso de [Charles] Dickens, há um mundo completo que ela criou — certos tipos de personagens que vivem em seu mundo – que eu acho que tem possibilidades reais”.

Para Morte no Nilo, Branagh antecipa que trará “velhos amigos” e faces conhecidas, à medida que colocam “emoções humanas primárias”, como “amor obsessivo e ciúmes e sexo”, resultando em uma “atmosfera muito perigosa”. Estaria ele falando de Emma Thompson, sua talentosa amiga da vida real?

A continuação de Assassinato no Expresso do Oriente traz o detetive Hercule Poirot investigando um assassinato no Egito gerado por um triângulo amoroso que deu errado. O diretor afirmou que está animado para retornar à possibilidade de os sentimentos de Poirot estarem mergulhados nos mistérios que ele resolva.

“Uma das coisas que eu gostei — realmente amei fazer aqui, que o público respondeu a isso, era que Hercule Poirot, por todo seu poder intelectual, foi arrastado para isso, foi arrastado para o sentimento disso. E eu acho que é uma viagem incrível, essa viagem pelo Nilo. Então acho que seria ótimo ver como ele, como seu coração, responde a esse tipo de intensidade”, disse ele.

Apesar de Branagh ainda não ter discutido a ideia de um universo de filmes de Christie com os chefes da 20th Century Fox, tem confiança de que eles também estão considerando a possibilidade. Ainda mais agora que a Fox é propriedade da Disney — que já possui alguns universos cinematográficos na manga.

Vitória Pratini

OUTRAS NOTÍCIAS