Tempo - Tutiempo.net

Morre Fábio Barreto, diretor do filme ‘Lula, o Filho do Brasil’

Foto: Reprodução

O cineasta Fábio Barreto, dirretor do filme ‘Lula, filho do Brasil’, morreu no Rio de Janeiro, na noite desta quarta-feira, aos 62 anos. Ele estava internado, em coma, havia dez anos, por conta de um acidente de carro.

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que “Barreto dirigiu filmes como “O Quatrilho”, pelo qual foi indicado ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira em 1996, além de “Luzia Homem”, de 1988, e “Lula, o Filho do Brasil”, de 2009. Este último foi escolhido para representar o Brasil no Oscar de 2011, mas ficou de fora do páreo.”

Lançado em 1995, “O Quatrilho” foi o segundo filme brasileiro a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, quebrando um jejum de 33 anos —o único até então havia sido “O Pagador de Promessas”, de Anselmo Duarte, lançado em 1962.

A matéria ainda sublinha que “o longa dos anos 1990, que acabou perdendo a estatueta para o holandês “A Excêntrica Família de Antonia”, fala de dois casais de imigrantes italianos na região Sul do Brasil que vivem conflitos quando o marido de um se apaixona pela mulher do outro. No elenco, estão Glória Pires e Patricia Pillar.”

247

OUTRAS NOTÍCIAS