Tempo - Tutiempo.net

O ATOR E DIRETOR HUGO CARVANA MORREU NESSE SÁBADO AOS 77 ANOS

O ator e diretor Hugo Carvana morreu na manhã deste sábado (4) na zona sul do Rio de Janeiro, segundo informações do Hospital Pró-Cardíaco onde estava internado desde o último domingo (28).

 

Ator será velado a partir das 9 horas de domingo no Parque Lage, no Jardim Botânico e o seu corpo será cremado na segunda feira, em cerimônia Fechada para a família, no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária.

 

Hugo Carvana tinha voltado a sofrer com um câncer no pulmão há seis meses, foi para o hospital no dia 28, com insuficiência respiratória forte e infecção. Não resistiu e foi a óbito.

 

Carvana no Cinema

 

Nascido em Lins de Vasconcelos, zona norte do Rio, Hugo Carvana de Holanda, iniciou sua trajetória no cinema como ator fazendo figuração nas chanchadas da Atlântida.

 

Na década de 50, atuou em seu primeiro filme do Cinema Novo, Os Fuzis (1964), de Ruy Guerra, e seguiu atuando em filmes dessa corrente nas década seguintes, tendo participado de Terra em Transe (1967) de Glauber Rocha, um de seus principais expoentes.

 

No primeiro filme que dirigiu para o cinema, Vai Trabalhar Vagabundo (1973), Carvana ganhou o Kikito de ouro de melhor filme no Festival de Gramado.

 

Televisão

 

Em 1975, Carvana foi convidado para atuar em sua primeira novela de televisão, Cuca Legal de Daniel Filho. Foi no segmento das novelas televisivas que Carvana se popularizou como ator.                           

Fonte: cljornal, com informações televisiva

OUTRAS NOTÍCIAS