Tempo - Tutiempo.net

Oito filmes que vão bugar a sua cabeça

Efeito Borbuleta filme dse 2004

Os longas que se enquadram nessa categoria podem ser algumas das experiências cinematográficas mais intrigantes e gratificantes e que podem até nos motivar a ver o mundo a partir de uma perspectiva diferente. Confira a lista de alguns desses filmes!

01 – Donnie Darko (2001) – Prime Video, Telecine

Donnie Darko é um filme de ficção científica escrito e dirigido por Richard Kelly e estrelado por Jake Gyllenhaal. A história gira em torno de Donnie (Jake Gyllenhaal), um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial e começa a ter visões, até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês.

O longa aborda questões filosóficas importantes: a ideia de destino e se ele pode ser mudado, a ideia de auto-sacrifício pelo bem dos outros e a ideia de que tudo acontece por uma razão. As perguntas continuam surgindo e incomodando, deixando o espectador um pouco tonto, mas definitivamente intrigado. Considerado complexo e até absurdo, o filme, até hoje, tem gerado diversas teorias e discussões, conquistando o título de filme cult.

02 – Magnolia (1999) – Apple TV

Um filme de Paul Thomas Anderson com Tom Cruise, William H. Macy, Julianne Moore e Philip Seymour Hoffman que vai bugar sua cabeça com maestria.

Um longa complexo onde nove histórias de nove diferentes pessoas, aparentemente desconhecidas entre si, acabam cruzando-se em um dia qualquer no vale de San Fernando, na Califórnia.

O longa mostra que, às vezes, é preciso estar no limite para perceber seus problemas e começar a procurar soluções.

É uma história sobre como, por que e quando estamos tomando nossas decisões com um clímax extremamente intenso e arrebatador, onde tudo se conecta de forma perfeita.

03 – Os 12 Macacos (1995) – Now, Claro Vídeo

Os 12 Macacos é dirigido por Terry Gilliam e tem Bruce Willis, Madeleine Stowe, Christopher Plummer e Brad Pitt no elenco.

No ano de 2035, James Cole (Bruce Willis) aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar um mistério envolvendo um vírus mortal que aniquilou grande parte da população mundial, forçando os sobreviventes a viver no subterrâneo.

Tomado como louco, no passado, ele tenta provar a sua sanidade para a médica Kathryn Railly (Madeleine Stowe), sua única esperança de mudar o futuro.

O filme fala de loucura, fim do mundo, amor e o drama cotidiano de nossas vidas.

A história traz à mente muitos problemas não resolvidos – e provavelmente insolúveis – da humanidade que podem transformar nosso mundo em ruínas.

04 – Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004) – Netflix e Globoplay

Escrito por Charlie Kaufman, dirigido por Michel Gondry e estrelado por Jim Carey e Kate Winslet, o filme conta a história de um casal – Joel e Clementine – determinado a esquecer um do outro após o fim do relacionamento.

Para que isso aconteça, ela aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele.

Após saber da atitude da ex, Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo.

Decidido a superar a questão, ele também se submete ao tratamento experimental.

Porém acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

05 – O Labirinto de Fauno (2006) – Now

O Labirinto de Pan, filme do diretor mexicano Guillermo del Toro, usa elementos fantásticos para bugar a cabeça dos espectadores e mostrar como usamos as fantasias para escapar da realidade: um espelho para a sociedade que motiva indagações como: quem são os verdadeiros monstros que devemos temer?

O filme se passa na Espanha em 1944. Oficialmente, a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra, região para onde Ofélia, de 10 anos, e sua mãe, Carmen, se mudam.

Lá, a menina conhece o novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade.

Solitária, faz amizade com Mercedes, jovem cozinheira da casa, que serve de contato secreto dos rebeldes.

Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofélia descobre um labirinto que faz com que todo um mundo de fantasias se abra, trazendo consequências para todos à sua volta.

06 – Melancolia (2011)

O filme escrito e dirigido por Lars Von Trier e estrelado por Kirsten Dunst e Charlotte Gainsbourg fala sobre a iminência de um planeta chamado Melancolia colidir com a Terra, o que resultaria no fim do mundo.

Trata-se de um filme para bugar muito a cabeça ao abordar a depressão através das protagonistas, Justine e Claire, com duas manifestações diferentes da do transtorno.

O filme está dividido em duas partes: a primeira apresenta os personagens e enfoca o casamento de Justine, uma jovem que está passando por sentimentos de infelicidade, solidão e tristeza.

A segunda parte do filme apresenta Justine em grave estado de depressão; no entanto, o foco da história agora é sua irmã Claire.

A melancolia está ligada à vida de ambas as personagens, no sentido de que as duas vêem o apocalipse de forma completamente diferente.

Do ponto de vista de Claire, as notícias sobre o curso do planeta Melancolia servem como um lembrete constante de como a morte se aproximará dela e de sua família, fazendo com que ela se sinta tanto ansiosa quanto deprimida.

Já para Justine, esse era o momento pelo qual ela esperava. Ela sente que finalmente será capaz de se conectar com o planeta em que vive; algo que ela não foi capaz de realizar antes de saber desse evento.

07 – Efeito Borboleta (2004) – Globoplay, Netflix

Dirigido por Eric Bress e J. Mackye Gruber e estrelado por Ashton Kutcher e Amy Smart, o filme de 2004 se baseia na teoria do caos que afirma que mesmo pequenos eventos podem ter consequências enormes.

No longa, um jovem em luta com memórias perturbadoras da sua infância, descobre que é capaz de viajar no tempo e alterar acontecimentos no seu passado.

Contudo, cada mudança que ele opera transforma a sua vida e a de todos os que o rodeiam, a maior parte das vezes com inesperadas e desastrosas consequências.

08 – Cidade dos Sonhos (2001)

Considerado um dos filmes mais enigmáticos de David Lynch, Cidade dos Sonhos pode bugar a cabeça de qualquer um ao contar a história de uma atriz recém-chegada a Los Angeles, que encontra em seu apartamento uma mulher com amnésia e única sobrevivente de um acidente na estrada Mulholland Drive.

Na mesma cidade, um egocêntrico cineasta sofre com o fato de ter de se submeter aos produtores do seu filme que lhe forçam uma protagonista.

As três histórias cruzam-se – misteriosa e obscuramente – na busca da sua identidade perdida, com personagens que se debatem entre o amor e a morte, entre o êxito e o fracasso. Este filme é sobre as peças, fragmentos e pequenas partes que formam um todo.

RCL

OUTRAS NOTÍCIAS