Tempo - Tutiempo.net

Por que ‘O Rei Leão’ e ‘Babe, o porquinho atrapalhado’ têm mais em comum do que você pensa?

Simba na versão de 1994 e no filme de 2019 — Foto: Divulgação/Disney

A refilmagem de “Rei Leão” estreia no Brasil no dia 18 de julho, com a mesma história da animação lançada em 1994, agora em versão realista. E os fãs de Simba, Nala, Timão e Pumba estão cheios de dúvidas.

O G1 foi até a Cidade do México para participar de três eventos com o diretor Jon Favreau. Neles, o cineasta conhecido por seu trabalho em “Homem de Ferro” e “Mogli” adiantou alguns detalhes do filme.

Favreau participou de bate-papo com fãs após sessão com 10 minutos de cenas, deu uma entrevista individual e esteve em um encontro com jornalistas latino-americanos. Veja o que você tem que saber:

É live action ou animação?

É animação com técnicas de live action (o jeito normal de se gravar um filme, com atores). “Tentei fazer parecer que foi filmado na África. Tudo foi fotografado, mas recriado com computadores”, contou o diretor.

Todos os sets e animais foram feitos em realidade virtual, como se fosse um vídeo game;

Favreau e sua equipe filmaram as cenas com os elementos dessa espécie de game, usando aparelhos de realidade virtual;

Os personagens digitais eram dirigidos e filmados como se fossem atores, dando atenção a posição no set, iluminação, enquadramento, interação;

Cada membro da equipe tinha sua representação neste mundo virtual, como se fosse um avatar, em uma versão humanoide com todo equipamento de uma equipe de filme. Além de andar pelo set e operar câmeras virtuais, eles conseguiam voar para ver detalhes do set e do elenco virtual.

Equipe de 'Rei Leão' com Jon Favreau (1º da esq.) trabalham nas filmagens — Foto: Divulgação/Disney

Equipe de ‘Rei Leão’ com Jon Favreau (1º da esq.) trabalham nas filmagens — Foto: Divulgação/Disney

Quais as primeiras impressões?

O filme é um pouco mais sóbrio do que o primeiro, algo natural quando comparamos uma versão desenho e outra mais realista. Como avisou o diretor, a impressão é de que o filme é um documentário. Mesmo que tudo o que vemos seja feito digitalmente.

Como são os personagens?

A ideia era “tratar os animais como animais, sem que fizessem caretas”. Eles mexem a boca, mas não mudam sobrancelha e olhos. Quando estão felizes, ficam “pulando por pra lá e pra cá”, explicou Jon. Simba é fofo, peludo e deve vender muito bichinho de pelúcia.

Além do original, quais as referências?

Uma das inspirações foi “Babe, o porquinho atrapalhado”. “Ele mostrou que não era preciso ter rostos humanos em animais para emocionar o público. Isso também acontece com documentários de animais da BBC”, disse Favreau.

Simba na versão de 1994 e no filme de 2019 — Foto: Divulgação/Disney

Simba na versão de 1994 e no filme de 2019 — Foto: Divulgação/Disney

A história é igual?

A narrativa é quase a mesma. “O filme termina exatamente como o primeiro. E isso não é um spoiler”, resumiu Favreau. Cenas vistas pelo G1 como a primeira patrulha de Simba com o pai e o encontro do leãozinho com Timão e Pumba também são bem parecidas com as do original. Os dois continuam sendo um respiro de humor e piadas com pum rolam soltas, por exemplo.

Quem estava no 1º filme?

James Earl Jones repete sua voz imponente ao dublar Mufasa, pai de Simba. Mas a parte do filme que mais repete profissionais do primeiro é a musical.

Timão no filme 'O Rei Leão' — Foto: Divulgação/Disney

Timão no filme ‘O Rei Leão’ — Foto: Divulgação/Disney

Quem canta as músicas?

De novo, a trilha tem canções compostas por Tim Rice (letras) e Elton John (música) com arranjos de Hans Zimmer. Na produção, a novidade é Pharrell Williams.

Uma das cenas assistidas na sessão especial era aquela ao som de “Circle of Life”. Nela, a cantora americana Carmen Twillie repete a performance do original. Beyoncé e Donald Glover também cantam, incluindo algumas inéditas.

Por que demorou 3 anos?

“Nesses três anos de trabalho, juntamos os atores e eles ensaiavam como uma peça. Usamos esse ensaio para criar a animação”, contou Favreau. O primeiro ano foi para criar a história cena a cena (storyboard) e a primeira versão virtual de sets e personagens.

Quais são os dubladores?

A versão em inglês tem vozes de Glover como Simba; de Beyoncé como Nala; e de Seth Rogen como Pumba. No Brasil, os principais nomes são Iza (Nala) e Ícaro Silva (Simba).

 Beyoncé (Nala) — Foto: Divulgação/Disney

Beyoncé (Nala) — Foto: Divulgação/Disney

G1

OUTRAS NOTÍCIAS