Tempo - Tutiempo.net

16ª Bienal do Livro homenageia Ziraldo

O escritor, ilustrador e cartunista Ziraldo Alves Pinto é o grande homenageado da edição deste ano da 16ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Ziraldo acumula mais de 150 publicações que venderam um total superior a 8 milhões de exemplares.

 

Nascido em Caratinga (MG), no dia 24 de outubro de 1932, o filho da costureira Zizinha e do guarda-livros Geraldo, dos quais herdou o nome, teve seu primeiro desenho – um tatu, feito aos 6 anos de idade – publicado na seção infantil do Jornal de Minas, para felicidade dos pais.

 

Mais conhecido por suas obras voltadas ao público infantil, Ziraldo não se cansa de mencionar o carinho que recebe dos fãs de várias gerações em cada sessão de autógrafos, nas várias bienais das quais tem participado. Só nas dez últimas edições das bienais do Rio e de São Paulo, suas sessões de autógrafos receberam cerca de 1.500 pessoas cada.

 

“A resposta é muito gratificante. É uma festa. O público para quem eu destino o meu trabalho é muito carinhoso comigo. E para quem gosta de carinho e tem essa carência gigantesca que eu tenho, isso é muito bom”, considera.

 

Segundo Ziraldo, escrever para crianças não foi uma escolha. “Foi um acidente. Mas é bom, porque dura. Qualquer cara de 50 anos para baixo me abraça” e, quando o assunto é tempo decorrido, ele fala da saudade que tem da Turma do Pererê e do Menino Maluquinho, personagens criadas por ele há muitos anos.

 

 

Fonte: Redação, com informações da Agência Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS