Tempo - Tutiempo.net

A nova versão de ‘Yellow submarine’, dos Beatles, será exibida em festival pernambucano

Paul John, Ringo e George em 'Yellow submarine' Foto: Divulgação

SÃO PAULO — Lançado há 50 anos, “Yellow submarine” se transformou em um marco do cinema de animação. Com trilha sonora dos Beatles, o filme se destaca por uma mistura de estilos e técnicas nunca antes vista, além da psicodelia emanada das músicas da banda britânica naquele período. Uma nova versão restaurada do longa, produzida para as comemorações em torno da data, será exibida no festival Animage, que acontece de 12 a 21 de outubro, no Recife.

Por exigência da Apple Corp, o selo dos Beatles que detém os direitos do repertório dos Fab Four, a cópia digital em 4K de “Yellow submarine” será exibida em sessão única e gratuita no festival. A projeção está marcada para o dia 17 de outubro, às 20h, no tradicional Cine São Luiz, sala da capital pernambucana com cerca de mil lugares.

— É um filme que queríamos muito trazer. O cinquentenário do lançamento foi a oportunidade perfeita. Fizemos tudo para conseguir essa nova cópia restaurada. O longa não é exibido no Brasil desde o início dos anos 2000, mas não sei qual cópia projetaram na ocasião — diz Júlio Cavani, jornalista, cineasta e curador do Animage.

Realizado há nove anos, o Animage tem uma seleção formada principalmente por curtas-metragens de animação. Nesta edição, serão 214 títulos, distribuídos entre mostra competitiva, programas ao ar livre, seções especiais e uma retrospectiva dedicada ao animador francês Michel Ocelot. Além disso, haverá a exibição de oito longas, entre os quais “Cidade dos piratas”, de Otto Guerra, que será a atração da sessão de abertura.

Relançado em julho na Inglaterra e Estados Unidos, “Yellow submarine” passou por um processo de restauração que incluiu a remasterização em som surround da trilha sonora produzida por George Martin. Produtor da recente restauração do filme, o britânico Jonathan Clyde conta que foi um processo demorado:

— A restauração envolveu voltar ao negativo original, que estava muito danificado. Então, antes de escaneá-lo em 4k, tivemos que submetê-lo a uma restauração fotoquímica. É importante mencionar isso porque não há mais laboratórios que conseguem manipular esse material de forma segura — diz ele, em entrevista por telefone, de seu escritório em Londres.

“A restauração envolveu voltar ao negativo original, que estava muito danificado. Então, antes de escaneá-lo em 4k, tivemos que submetê-lo a uma restauração fotoquímica.”

‘WHITE ALBUM’

Também celebrando meio século de vida, o álbum duplo “The Beatles”, de 1968, conhecido como “The white album”, receberá tratamento de luxo. As 30 canções dos discos foram remixadas pelo produtor Giles Martin e pelo engenheiro musical Sam Okell, em som stereo e 5.1 surround, acompanhadas por 27 versões acústicas e 50 sessões de gravação, em sua maioria desconhecida. No total, serão sete discos e um livro de 164 páginas com textos, entre outros, de Paul McCartney e Giles Martin, filho de George Martin. O lançamento será em novembro, inclusive no Brasil.

Foi o “quinto Beatle”, aliás, quem produziu a trilha musical de “Yellow submarine”, que também mereceu um tratamento diferenciado durante a restauração:

— Toda a trilha foi remixada. Foram as primeiras músicas dos Beatles remixadas em 5.1. É uma experiência fascinante ouvir essa trilha com os efeitos e a música em som surround — diz Jonathan Clyde, produtor da recente restauração do filme.

Dirigido por George Dunning, “Yellow submarine” contou com o designer alemão Heinz Edelmann como animador. Edelmann não tinha experiência com animação, era mais conhecido era como artista gráfico. Na direção artística do filme, teve oportunidade de ousar:

— Edelmann era um dos grandes nomes da pop art da época, na Europa. Ele decidiu que cada sequência teria um estilo próprio. Então, cada música era uma animação com personalidade própria. A de “Lucy in the sky with diamonds”, por exemplo, foi por meio de rotoscopia (técnica que transforma imagem em animação) . Tudo feito à mão.

Alessandro Giannini

OUTRAS NOTÍCIAS