Tempo - Tutiempo.net

Abertura da Flipelô terá debate e concerto gratuito de Mateus Aleluia

João Ubaldo será o lançamento deste ano

Realizada pela Fundação casa de Jorge Amado (FCJA), a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) chega à sua segunda edição, entre 8 a 12 de agosto, no Centro Histórico de Salvador, tendo como tema “A amizade é o sal da vida”.

A frase de Jorge Amado casa muito bem com o homenageado este ano, o itaparicano João Ubaldo Ribeiro, grande amigo de Jorge. O lançamento oficial da Flipelô aconteceu na manhã desta terça-feira (24), no Hotel Pestana Convento do Carmo, reunindo nomes como:

A diretora da FCJA, Ângela Fraga; os secretários de Cultura de Salvador e da Bahia, Claudio Tinoco e Arany Santana; o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro; o diretor da Fundação Pedro Calmon, Zulu Araújo; a filha de João Ubaldo, Emília Ribeiro; as escritoras Paloma Amado e Mabel Veloso; além de patrocinadores.

Dentre os anúncios da segunda edição está a mudança do conceito da abertura, que em 2017 foi realizada com um sarau de Maria Bethânia, em um controverso evento fechado.

“Queríamos uma coisa que chegasse aos pés do que aconteceu no ano passado. A gente acabou fazendo uma coisa mais democrática”, explicou Ângela Fraga.

A abertura em questão consistirá em uma mesa de tema “Escravidão e Liberdade”, com os escritores João Reis (BA), Wlamyra Albuquerque (BA) e Lilia Schwarcz (SP), que na ocasião lançará o livro “Dicionário da Escravidão e Liberdade”.

Além disso, o público poderá conferir também o concerto afro-barroco “Flipelô Do Jeito Que o Rei Mandou”, com Mateus Aleluia e Bonde Musical.

“A ideia a gente pegou dois ganchos. Um foi até uma entrevista de Jorge Amado, que dizia o seguinte: que a maior riqueza da Bahia é essa mistura e essa diversidade”, explicou o diretor artístico do show, Sérgio Siqueira.

“Esse concerto também é a partir de uma frase de Mateus Aleluia, de que em Salvador e cachoeira – isso aí está no imaginário das pessoas – as pessoas dormem com os atabaques dos terreiros e acordam com os sinos das igrejas e dos cantos gregorianos”, acrescentou, anunciando ainda a participação de vários convidados especiais, entre eles Lazzo e Juniana Ribeiro.

Siqueira contou também que o concerto irá misturar “o violoncelo, a flauta, com os tambores do candomblé” e fazer uma música especial em homenagem a João Ubaldo e à amizade.

Com uma programação gratuita em 15 espaços no Centro Histórico de Salvador, a 2ª Flipelô envolverá mais de 500 artistas e contará com atividades variadas, desde os lançamentos literários, saraus, debates, shows musicais e uma novidade: a Rota Gastronômica Amados Sabores, com a participação de 20 restaurantes que servirão pratos especiais inspirados no livro “A Comida Baiana de Jorge Amado”, de Paloma Amado.

A programação completa está disponível no site do evento

Jamile Amine

OUTRAS NOTÍCIAS