Tempo - Tutiempo.net

Artistas lançam rede colaborativa de música independente em Salvador

Artistas independentes - Foto Lígia Benigno

Bandas, músicos, cantores, produtores, técnicos, cenógrafos, comunicólogos e demais profissionais de fundamental importância para o mercado artístico, estes são os integrantes da Rede Somus que carrega em seu próprio nome o engajamento de agregar talentos.

O show de lançamento do projeto será realizado no Teatro Eva Herz, no dia 17 de novembro (terça-feira), às 19h, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, com acesso gratuito de acordo com a capacidade do espaço.

Durante o lançamento da rede, alguns artistas que fazem parte desse novo movimento apresentarão músicas autorais convidando o público a apreciar a pluralidade musical baiana.

Nomes como Coro de Cor, Daniela Tourinho, Danilo Fonseca, Filipe Lorenzo, Ramon Lima, Victor Badaró, Fábio Haendel e Thaíse Maciel farão uma amostra dos estilos musicais que existem no Estado e precisam de visibilidade.

Na ocasião, serão apresentadas ao público propostas e projetos para a dinamização da cena musical do Estado, entre eles o site da rede contendo um catálogo com profissionais da cadeia produtiva da música com o intuito de apresentar estes serviços e viabilizar contratações e parcerias.

REDE SOMUS

A iniciativa de formar uma rede a partir do Prêmio Caymmi foi da Rede Motiva que trabalha há cinco anos com um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento e a sustentabilidade da música independente, como por exemplo: ações de qualificação profissional, organização e gestão de redes.

A Rede Somus, antes conhecida como Rede Caymmi, desde 2014, vem se fortalecendo com a união de seus membros, elaborando novos projetos e buscando atuação de forma mais intensa nas políticas culturais do Estado por estarem cientes quanto as demandas da cena musical independente.

A Rede Somus apoiou dois candidatos, integrantes da rede, ao cargo no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) em 2015, demonstrando assim a preocupação do grupo com relação ao desenvolvimento de mecanismos para o fomento e democratização da cultura.

A Rede Somus é um grupo colaborativo com cerca de mil profissionais, que busca a criação de novas oportunidades de atuação no setor cultural.

A iniciativa tem como missão reconhecer e divulgar os principais destaques da atualidade dentro do cenário musical da Bahia.

Para estabelecer o comprometimento dos integrantes com este movimento, foi criado um cadastramento (disponível no sitehttp://www.redesomus.com.br), no qual artistas e profissionais envolvidos na cadeia musical podem se inscrever e também participar de ações do projeto.

Como caminho principal, a Rede aspira movimentar o cenário musical da Bahia, assim como formar plateia para os diversos estilos musicais realizados no Estado.

Também almeja por diálogos abertos com a sociedade e órgãos públicos para que, através de debates produtivos, sejam firmadas propostas concretas, evidenciando a importância de cada profissional da classe fazer sua parte com parceria, comprometimento e profissionalismo.

Daynne Pereira

OUTRAS NOTÍCIAS