Tempo - Tutiempo.net

Bandeira da Revolta dos Búzios será hasteada 223 anos após deflagração do levante

Bandxeira do levante dos Búzios

Uma réplica da bandeira da Revolta dos Búzios será hasteada em Salvador, nesta quinta-feira (12), dia em que o levante negro e popular completa 223 anos.

O ato, organizado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi), acontece às 8h, na Praça da Piedade, local em que os líderes do movimento foram executados.

O evento terá um número limitado de pessoas e seguirá os protocolos de segurança sanitária.

O hasteamento reunirá lideranças do movimento negro, representações governamentais, parlamentares, profissionais da cultura e da educação, dentre outros segmentos.

Também serão depositadas flores nos bustos dos mártires da Revolta, os heróis Lucas Dantas, Manuel Faustino, Luís Gonzaga e João de Deus.

O evento faz parte das agendas estratégicas da Década Internacional Afrodescendente na Bahia.

Deflagrada em 12 de agosto de 1798, a Revolta dos Búzios foi um levante negro revolucionário ocorrido no período Brasil-Colônia, considerado um dos mais amplos do ponto de vista político, econômico e social da história.

O movimento, também conhecido como Revolta dos Alfaiates ou Conjuração Baiana, reivindicava a abolição da escravatura e o atendimento às demandas das camadas pobres da população.

Também nesta quinta-feira (12), a partir das 14h30, acontece a live “Revolta dos Búzios: Lutas históricas e contemporâneas”, discutindo a importância do levante popular.

O encontro reunirá estudantes, educadores, dirigentes escolares e ativistas, com participação e interatividade do público.

A transmissão será pelo canal da Secretaria da Educação no Youtube, contando com a palestras de pesquisadores, representações do movimento negro e de blocos afro.

Ascom/Sepromi

OUTRAS NOTÍCIAS