Tempo - Tutiempo.net

Brasileiro é premiado com o ‘Nobel’ da matemática

O matemático carioca Artur Avila Cordeiro de Melo, de 35 anos, foi escolhido pela União Internacional de Matemática para receber a Medalha Fields, considerado o prêmio Nobel de Matemática.

É a primeira vez que um latino-americano recebe essa premiação, que será concedida na manhã desta quarta-feira, 13, em Seul, na Coreia do Sul, durante o 27º Congresso Internacional de Matemáticos.

Artur mora em Paris, onde trabalha como diretor de pesquisa no Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS, na sigla em francês). Simultaneamente (e desde 2006) o matemático é pesquisador extraordinário do Instituto de Matemática Pura Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, onde concluiu seu doutorado em 2001.

A Medalha Fields é concedida a cada quatro anos a no mínimo dois e no máximo quatro profissionais com menos de 40 anos cujos trabalhos tenham sido considerados fundamentais para o avanço da matemática pelo comitê julgador.

Além de Artur, também ganharão a medalha neste ano o canadense Manjul Bhargava, o austríaco Martin Hairer e a iraniana Maryam Mirzakhani.

Aos quatro premiados neste ano somam-se outros 52 agraciados com a Medalha Fields desde o lançamento do prêmio, em 1936.

A medalha foi criada pelo canadense John Charles Fields para compensar a ausência da matemática entre as ciências premiadas com o Prêmio Nobel, instituído pelo sueco Alfred Nobel em 1895.

Cada vencedor da Medalha Fields recebe 15 mil dólares canadenses (R$ 31 mil), enquanto o Nobel concede a cada laureado 8 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,6 milhões).   

Fonte: Fábio Grellet

OUTRAS NOTÍCIAS