Tempo - Tutiempo.net

Câmara Municipal erra e causa desconforto entre Maçons

principalmente na saudação realizada pelo vereador Welligton Andrade

Grão Mestre do Grande Oriente da Bahia, Gilberto Lima da Silva

A Câmara Municipal de Feira de Santana realizou, na noite da quinta-feira (18), uma sessão solene para  celebrar  o Dia do Maçom, atendendo à Lei 350/1998. Mas, uma falha do cerimonial da Casa juntamente com os edis que indicaram as autoridades que comporiam a mesa solene, causou desconforto entre Maçons.

Estava presente na sessão  solene, o Grão Mestre do Grande Oriente da Bahia, Gilberto Lima da Silva, que foi convidado apenas para ingressar no plenário, mas, não foi homenageado e se quer chamado a mesa.

A falha (grave), foi alvo de duras criticas por parte de Maçons de Feira de Santana e retratada pelo radialista e membro da instituição, Carlos Lima, em seu programa de rádio e site.

Ao final, Gilberto não quis comentar o assunto, apenas disse que foi uma “falha lamentável” e concedeu entrevista exclusiva ao site Rota da Informação.

Gilberto

– Quero agradecer a Câmara Municipal que reconheceu a importância  da Maçonaria nos eventos políticos e sócio-politico  do nosso país. esse dia que comemoramos o Dia do Maçom é um momento para nos confraternizamos para represarmos  a participação da Maçonaria na sociedade e a partir desse repensar  a gente possa planejar nossas ações.

Os segredos da Maçonaria

-Na verdade, ha muita especulação do que verdade nesse tal de segredo. A Maçonaria não é uma instituição secreta, a final, as nossas lojas, os nossos grande orientes, tem endereço fixo e que são do conhecimento de todos, tem CNPJ e endereços na internet. Eu diria que a Maçonaria é discreta, por isso, desenvolve suas ações sem alarde, porque o objetivo não é propagandear as ações que desenvolve, mas, buscar a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O que é a Maçonaria

-Eu diria que a Maçonaria é uma sociedade civil,  sem fins lucrativos, que tem como finalidade é uma escola de alto aperfeiçoamento. A Maçonaria não ensina aos seus membros a ser dessa ou daquela forma, ela aponta caminhos escolhidos pelos nossos irmãos, que levam ao alto aprimoramento de cada um de nós,

Quem pode ser Maçom

– Pessoas da sociedade de reputação que sejam consideradas acima de qualquer suspeita, que queira evoluir como ser humano.

A forma de ingressar na Maçonaria

– A forma habitual no Brasil é através de convite, que precisa ser formulado por alguém que já está na Maçonaria e esse convite precisa ser referendado por outros membros.

Para ser Maçom precisa ser rico, mito ou verdade?

– Mito! A Maçonaria é formada pela sociedade, temos alguns grandes empresários, mas, também há funcionários públicos, profissionais liberais ou seja o extratado da sociedade está dentro da Maçonaria, a unica coisa que se exige é que seja pessoas do bem e  que  creiam em um ser superior.

 Deus na Maçonaria

– Por  termos pessoas que são cristãos católicos, evangélicos, muçulmanos, umbandistas e etc, nós chamamos Deus de Grande Arquiteto do Universo, assim, não causa ciumes a nenhum membro.

Rota da Informação.

OUTRAS NOTÍCIAS