Tempo - Tutiempo.net

Conselheiros eleitos em Fórum de Cultura

Artistas independentes e instituições artísticas elegeram os novos membros do Conselho Municipal de Cultura, durante o II Fórum Municipal de Cultura, na tarde desta sexta-feira, 10. O evento, realizado no Centro de Cultura Maestro Miro (CCMM), foi marcado por uma mesa redonda abordando sobre “Os sistemas de cultura municipal, estadual e nacional, os conselhos de cultura e a importância do conselheiro de cultura”.

A participação dos segmentos culturais na formação do Conselho visa proporcionar o fortalecimento da classe artística local na definição das políticas culturais desenvolvidas pelo Governo Municipal. A partir daí, a captação de recursos nas esferas estadual e federal para execução de projetos culturais.

Na abertura do evento, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jailton Batista, destacou a importância da renovação do Conselho de Cultura para a sistematização de uma política cultural para o município. E observou que a etapa teve início com a adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura e ao cadastramento ao Fundo Nacional de Cultura, além da lei municipal que cria o Sistema Municipal de Cultura, sancionada no mês passado.

Na próxima semana, a Secel também promove a 3ª Conferência Municipal de Cultura, fechando o círculo de exigências legais para o Município estar habilitado a captar recursos nas esferas estadual e nacional. O Governo Municipal também está formalizando a adesão ao Sistema Estadual de Cultura.

Foram eleitos para compor o conselho artistas representantes dos segmentos áudio-visual, artes plásticas, literatura, música, cultura popular, teatro e também identidade e diversidade cultural. Além destes, ainda fazem parte como membros efetivos representantes das secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e de Educação, a Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, o diretor do Departamento de Atividades Culturais, a Academia Feirense de Letras e a Procuradoria Geral do Município.

O tema abordado durante o Fórum foi debatido pela representante macro-territorial de Cultura da Secretaria Estadual de Cultura, Aloma Galeano, o representante territorial de Cultura do Portal do Sertão da Secretara Estadual de Cultura, Igor Almeida, e Joilson Santos, do Setorial de Música da Secretaria Estadual de Cultura. Fizeram um esboço sobre a desenvolvimento da cultura no país e as políticas públicas a nível federal.

Fonte: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS