Tempo - Tutiempo.net

Feira Que Te Quero Ver” promove valorização do patrimônio histórico da cidade

Estudantes no Mercado de Arte Popular

Conhecer a história da própria cidade desperta sentimentos de pertencimento, valorização e orgulho, explica o professor e historiador Renê Brito Nascimento, que atua na equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação.

E é exatamente esta a proposta do projeto Feira Que Te Quero Ver, iniciativa da Seduc, que promove a difusão do patrimônio histórico de Feira de Santana entre os alunos da Rede Municipal e a produção de materiais audiovisuais tendo como pano de fundo os edifícios feirenses.

Agora, os trabalhos produzidos pelos alunos estão sendo avaliados pela comunidade que pode votar nos melhores até o próximo dia 16.

Os vídeos e e-books elaborados pelos próprios estudantes estão disponíveis no site do concurso, no endereço eletrônico: www.feiraquetequerover.com.br.

Os estudantes participaram de várias etapas do projeto cujo principal objetivo é despertar neles o interesse pelo patrimônio histórico e cultural da cidade e ainda convidá-los a utilizar plataformas digitais.

Os alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental de 21 escolas municipais aprenderam sobre os espaços e visitaram edifícios como o Paço Municipal Maria Quitéria, o Mercado de Arte Popular, Catedral Metropolitana de Santana (a Igreja Matriz), Igreja Senhor dos Passos e o Casarão Fróes da Motta, entre outros.

As visitas foram registradas através de fotos, vídeos e entrevistas, para que assim os estudantes produzissem o material.

“É importante que os jovens cidadãos conheçam a história do seu município, é através desta história que eles poderão ter conhecimento sobre o passado e sua influencia no presente.

Penso que a partir deste conhecimento do passado é que haverá a valorização do ser no presente”, explica o professor Renê Nascimento.

Os estudantes produziram os materiais, usando plataformas digitais como celular, tablet e gravadores.

Após o período de votação destinado à comunidade, os vídeos e e-books serão analisados e votados entre os dias 17 e 21 de outubro por uma comissão composta por professores, pesquisadores e/ou produtores ligados à articulação do audiovisual com a educação.

A cerimônia de premiação dos três trabalhos mais votados será no dia 31 de outubro, no Centro de Cultura Maestro Miro.

 

OUTRAS NOTÍCIAS