Tempo - Tutiempo.net

Gilberto Gil e Iza fazem show inédito em live no frio da Serra fluminense

Cantora fez teste de Covid-19 para entrar no sítio onde o baiano passa a quarentena com a família, em Araras

Gilberto Gil e Iza no sítio do baiano em Araras, onde farão a live Foto: Divulgação

A previsão meteorológica para Petrópolis, na Região Serrana do Rio, no fim de semana, aponta uma mínima de 10°C. Mas um calor afetivo intenso, em forma de aconchego musical, é esperado para emanar de um sítio em Araras, onde Gilberto Gil passa a quarentena com os filhos Nara, Bem e José e a neta Flor.

É lá que ele recebe, desde sexta-feira, uma hóspede ilustre: a cantora Iza, com quem se apresenta neste sábado num show inédito, às 20h, transmitido pelo YouTube.

— Esse show é uma grande homenagem à obra do Gil, e o encontro é emocionante pela admiração mútua entre os dois. Ao vivo, vai incendiar — promete Zé Ricardo, diretor artístico do encontro e conhecido por promover reuniões memoráveis no Palco Sunset do Rock in Rio. — Eu vejo Gil e Iza conectados em vários pontos. Gil é um gênio, e Iza é a melhor cantora pop do Brasil, na minha opinião.

O show da dupla será centrado no cancioneiro dele, tanto que o nome oficial do encontro é “Gilberto Gil por Iza e Gil”. O baiano conduzirá a apresentação com seu violão, e o repertório vai incluir músicas compostas por ele, como “Se eu quiser falar com Deus”, “Palco” e “Vamos fugir”, além de versões imortalizadas em sua voz, caso de “Three little birds” e “Esperando na janela”. Os espectadores serão convidados a fazer doações, através de um QR code, para a ONG Ação da Cidadania — cada real doado corresponderá a um prato de comida para os mais afetados pela pandemia.

— Eu me lembro de ouvir a música do Gil desde criança, talvez até desde a barriga da minha mãe. Ela sempre foi muito fã, assim como a minha família inteira também. Comecei a cantar as músicas dele muito antes de saber quem ele era. Tenho uma memória muito afetiva e sei que a minha família vai ficar muito emocionada — conta Iza, que foi um dos pontos altos do último Rock in Rio ao dividir o palco com a cantora Alcione.

Os envolvidos avisam que a live segue todos os protocolos de segurança. Iza, Zé Ricardo e os demais profissionais que trabalham na produção só subiram a serra após reforçarem suas quarentenas e realizarem testes de Covid-19. O momento, lembra Gil, ainda é de espalhar a mensagem do isolamento:

— Assim como vários outros colegas artistas estão fazendo, chamando o público para juntos contribuirmos neste momento em que tantas pessoas necessitam de ajuda, considero esta uma iniciativa muito interessante. Acho que faz parte do movimento que tomou a internet convocar o público para contribuir um pouco mais para o bem-estar das pessoas. E acredito que ficar em casa ainda é uma recomendação importante. A pandemia não entrou numa fase de descendência, ainda temos muitos casos e muitos óbitos.

Apesar de isolado com a família em Araras desde o começo de março, Gil tem vivido uma quarentena de muito trabalho. Além da live com Iza (“uma estrela benquista, com o seu ecletismo, com seu gosto muito amplo por música de todos os cantos do Brasil e de outros lugares”, ele diz), uma outra apresentação ao vivo está confirmada para sexta-feira (26), dia de seu aniversário de 78 anos, quando ele promoverá uma festa de São João.

Na sexta (19), Gil protagonizou o debate “Pensamentos e articulações para uma nova relação com o planeta”, nas redes do Museu do Amanhã, e participa neste domingo do festival SOS Rainforest Live, que chama atenção para os povos indígenas ameaçados pela Covid-19, ao lado de Caetano Veloso, Sting, Milton Nascimento, Anitta e outros.

O Globo

OUTRAS NOTÍCIAS