Tempo - Tutiempo.net

Heroína Maria Quitéria é exaltada no Dois de Julho

Desfile cívico no 2 de julho em São José

As comemorações ao Dois de Julho em Feira de Santana foram marcadas por missa, desfiles de soldados do 35º Batalhão de Infantaria, da cavalaria da Polícia Militar, bem como do pelotão motorizado e mais o hasteamento das bandeiras do Brasil, Bahia e de Feira de Santana, no distrito de São José das Itapororocas, onde nasceu Maria Quitéria, a heroína que lutou pela Independência da Bahia.

O evento foi organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, em parceria com a Prefeitura Municipal.

Um ato litúrgico abriu a programação

“Esse é um dia de recordar as importantes figuras que deram suas vidas por nossa independência”, comentou o arcebispo emérito, dom Itamar Vian ao final da celebração.

Para a ex-secretária de Educação, a professora Ana Rita Neves, as comemorações pelo Dois de Julho têm um significado que vai além das questões históricas.

“Por trás tem a figura de uma mulher: Maria Quitéria. Com determinação e ousadia, ela deixou suas marcas em defesa da pátria, em defesa de um povo. Uma mulher que enfrentou uma realidade que era absolutamente mais obscura do que é hoje. As atitudes de Maria Quitéria refletem muito as potencialidades e a força da mulher no dia de hoje”, afirmou.

Estudantes de algumas escolas do distrito também desfilaram pelas ruas ao entorno da igreja. Além deles, mulheres vestidas de baianas, o pelotão dos acadêmicos do Instituto Histórico e Geográfico, representantes da Marinha do Brasil, além da presença de autoridades civis, eclesiásticas e militares.

O escritor Antônio Moreira Ferreira, conhecido como Lajedinho, relembrou um pouco da história ao comentar que “Maria Quitéria foi uma das duas primeiras mulheres a se alistar ao Exército – a outra foi Joana D’arc, na França. Graças à força militar e civil, a tropa brasileira conseguiu se levantar contra os portugueses e expulsá-los, consolidado a independência”.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS