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Hip hop, poesia e pichações contra a guerra no Sudão do Sul

No sul do Sudão, os jovens não têm -lo fácil. Com um em cada três cidadãos deslocados pela guerra civil, 100.000 afetados pela fome e mais de metade da população dependente de ajuda para sobreviver, a opção de ficar pode ir é o primeiro ato de resistência. Entre aqueles que escolher para ficar é os cinquenta jovens artistas do Sudão do Sul por trás da campanha # BloodShedFree2017 ( 2017 livres Gore ), lançado este ano nas ruas de Sudão do Sul e em redes sociais.

Em um país com 72% da população com menos de 30 anos, esta iniciativa inédita usa hip hop, poesia, teatro participativo e de rua murais para falar com a consciência dos jovens e orientá -los para o diálogo ao invés de violência. O nome destes artivists é #Anataban, estou cansado em árabe.

“Estamos cansados. Cansado de guerra e todo o sofrimento que ela traz. Cansado de ficar sentado enquanto o nosso país queima. Cansado de ter um país com vastos recursos naturais, mas uma economia em colapso. Estamos cansados de nossos preciosos etnias diversidade cultural –  é destruída por animosidade tribal. Cansado de ter uma população faminta, mas temos uma terra fértil.

Estamos cansados de ser usado para matar uns aos outros para o benefício de poucos “. Então lê o manifesto de #Anataban , esta plataforma pública concebida em julho de 2016 no Naivasha (Quénia), que acordo abriria o caminho para a independência do Sudão do Sul foi assinado em 2011 e terminaria 40 anos de guerra com Cartum .

Campanha # BloodShedFree2017 chama as partes em conflito, líderes políticos e da comunidade internacional para deter a guerra que opõe partidários do presidente Dinka, Salva Kiir, com o ex-vice-presidente Nuer Riek Machar desde dezembro 2013 e que já custou dezenas de milhares de vidas.

Entre os seus pedidos de um cessar-fogo permanente, deter a violência étnica e insegurança combate que transformou as estradas em armadilhas letais. Em um clima de represálias contra jornalistas e ativistas de direitos humanos, também chama para a liberdade de expressão. Essas chamadas não parecem nada de novo, mas não #Anataban ficar aqui.

Ao contrário de outras iniciativas, é 100% local e é formado por jovens e destinadas a cidadãos comuns, que, do ponto de vista demográfico, representam sete fora de 10 . Este último, encorajados a pensar criticamente e para assumir a responsabilidade individual na resolução do conflito, de passivo para cidadãos ativos considerados vítimas.

” Ele é essencial que são uma organização do Sudão do Sul: se os sulistas não resolverem suas disputas ninguém vai, porque isso são eles que compreender os seus próprios problemas. Acreditamos firmemente que são os principais responsáveis para o nosso país, e isso é o que tentamos transmitir a campanha , “explica o coordenador e também um músico e co – fundador da #Anataban, Manasseh Mathiang.

A audiência escuta a Mathiang. Ouça a suas canções e pesa suas palavras, porque, como eles, perderam entes queridos durante a guerra e têm familiares diretamente afetadas pela fome, parentes com quem você não pode sequer comunicar saber como eles são.

Sul do Sudão cada um tem um papel a desempenhar na definição das bases da paz. Este trabalho começa em casa barreira da língua , endereços #Anataban cidadãos com imagens, sons e palavras transmitidas por todos os meios possíveis: com atualizações em redes sociais , alcançando a diáspora; concertos de rap e leituras de poesia ao ar livre; criando as pinturas primeira rua Juba, a capital, em paredes doados por seus proprietários, e obras teatrais participativos sobre problemas sociais, como o sangue ruim entre comunidades.

Como parte da campanha, o grupo organiza eventos semanais em formato aberto Juba para que os jovens possam se reunir e expressar suas opiniões sobre a situação no país. também lançou o nosso em árabe, em referência ao nosso país, que ensina meninos e meninas para usar a expressão artística para se tornar pacificadores no programa mensal Hakhana suas comunidades, como co-fundador detalhada # Anataban, ator e produtor de rádio, Jacob Bul.

Estas formas de comunicar o trabalho de mensagens e fazer eles se conectam com a realidade do país e suas tradições.

Sudão do Sul do tamanho da França, tem 64 tribos com suas próprias línguas. “Art nos permite comunicar com todos os grupos, apesar de não falar a língua deles”, diz ilustrador e membro da plataforma Deng Forbes. Mathiang acrescenta que os sulistas gostam de receber mensagens através de canções, porque este é o caminho pelo qual transmitir os ensinamentos de seus antepassados ​​para as gerações.

A arte é o meio, eo objetivo, acordando todos os do Sul do Sudão a ter um papel activo para os problemas de seu país desde que o conflito a nível nacional para massacres ancestrais entre as comunidades ligadas ao roubo de gado e competição para o água e pasto. O trabalho de #Anataban vai quebrar tabus e mostrar aos cidadãos comuns, muito especificamente, o que isso tem a ver com as causas e possíveis soluções para os conflitos.

Take Action

O número da mensagem um: pedir e conceder o perdão. “Na canção Malesh , desculpe em árabe, pedimos desculpas por todo o mal que infligimos em si e ter desrespeitado o nosso país , ” diz Mathiang. Um termo como muito, hackneyed em outros contextos, ele é carregado de significado e subversão no Sudão do Sul.

“A cultura se desculpar e perdoar está enraizada muito pouco. Muitas comunidades, por exemplo, não tem nenhuma palavra em sua língua para pedir desculpas. Na melhor das hipóteses, eles podem dizer não, eu vou fazê-lo ” .

Esta dupla dificuldade envolve um acúmulo de problemas não resolvidos e está na base de mortes por vingança, que muitas vezes continuam in aeternumporque a culpa é não extinto, nem mesmo com o culpado. “Se aceitamos os erros que cometemos uns contra os outros, será o início da reconciliação, e isso é um grande passo.

” Este é um excelente exemplo do que significa para assumir a responsabilidade individual para o país ‘s destino em sua opinião.

“Muitas comunidades têm nenhuma palavra em sua língua para dizer muito,” diz o co-fundador #Anataban

Mensagem número dois: resolver as divergências de forma pacífica. Um dos propósitos da Forbes, como membro do #Anataban, é fazer com que os jovens “compreender a importância de viver juntos sem matar uns aos outros sobre as questões que podem ser resolvidas em torno de uma mesa.

” Para o ilustrador, o Sudão do Sul é como uma grande família. sempre haverá discordâncias, mas o importante é como ser tratado, portanto, uma das estratégias da plataforma está encenando uma disputa entre parentes e dar um fim trágico quando eles perguntam o público se tal sofrimento era inevitável, eles costumam sair.

Trazer as fendas reais na comunidade. com eles vem uma oportunidade de discutir se eles poderiam ser abordadas de uma forma mais construtiva.

A terceira mensagem chave é a tolerância. “É vital que as pessoas compreendam a beleza de nossa diversidade cultural e linguística, em vez de se sentirem ameaçados por ele, porque é onde nós falhamos.

Circulando muitos estereótipos negativos sobre as diferentes tribos e isso promove ataques direcionados “, diz Forbes. Essa ideia leva diretamente para a última grande mensagem: cada sul do Sudão tem um papel a desempenhar na definição das bases da paz. Este trabalho começa em casa.

“Muitas vezes, criamos nossos filhos na cultura de ódio contra outras comunidades, e à medida que crescem, a raiva se torna um problema”, co-fundador Bul lhe diz. “Você é um pai? Converse com seus filhos e sua família. Você é um professor? Ensine seus filhos a respeitar a diferença. Caso contrário, o que o futuro deste país? “, Pergunta Bul.

Embora este trabalho diz respeito a todos os cidadãos, #Anataban acredita que os jovens têm um papel especial que não têm consciência. Como aponta Forbes, são eles que estão a travar esta guerra e, portanto, para eles fisicamente desarmar, não políticos.

“Os jovens podem se recusar a pegar em armas e matar seus próprios irmãos só porque um outro em um escritório dissidências políticas”, diz ele. Isto significa tomar um pensamento crítico. “Se eles me dar uma arma e me incentivar a lutar, tenho algumas perguntas a fazer: Por que lutar? Contra quem lutamos? Se você não receber uma resposta satisfatória, e não há outro, eu não vou lutar “, ele brinca.

Transmitir essas mensagens não é fácil. Devemos guardar e obstáculos físicos insegurança e assumir o risco associado com o processo. “Às vezes nós sentimos medo, mas vamos afundar cada vez alcançar qualquer mudança, que é, temos de ser corajosos , ” disse Bul. Outro desafio é a persuadir as pessoas traumatizadas pelo conflito e manipulados para ir em pé de guerra.

Portanto, #Anataban não só tem a intenção de realizar o seu campaign- e Juba este ano tem sido ativa em Yei – mas também a esses mesmos campos e refugiados. Seu primeiro encontro foi com jovens de campo de Kakuma , no Quênia em março deste ano, de acordo com relatórios Mathiang.

“Esses caras têm experimentado coisas terríveis; e eles sabem que tenho visto coisas horríveis. Envolver -los e restaurar a sua esperança é crucial porque o seu sofrimento significa que eles podem estar entre os mais ativos na busca de soluções. Ninguém quer para ser um refugiado.

” Artistas coletivos, principalmente nascidas durante a segunda guerra contra Cartum, entre 1983 e 2005, dizem que com a experiência.

sonhar Sudão do Sul membros #Anataban perseverou apesar dos desafios e Sudão do Sul está atolada em uma das maiores crises humanitárias, direitos humanos e segurança cidadã no mundo. Todos concordam que impulsiona-lhes amor por seu país eo reconhecimento pelos cidadãos, que são incentivados a seguir, porque eles voltaram-lhes esperança e um propósito vital. Na motivação central é também o seu próprio sofrimento: as crianças brincando com um medo de balas e foram forçados a crescer até em um país que não é deles, e os jovens que não querem que seus filhos para passar o vida no prazo.

família Forbes fugiu para o Quênia através de Etiópia, quando ele era um pré-escolar. “Foi difícil. Nós tivemos que caminhar através do campo na chuva e tivemos sobre nossas cabeças. Às vezes nós dormiu na água “. Um dia ele perguntou a sua mãe por que e ela respondeu que lutou para libertá-lo e os outros jovens de opressão. “A esperança de viver na minha própria cultura e parar de ser uma segunda classe cidadão me acompanhou até a independência. Em 2013, eu encontrei trabalho em Juba Sudão do Sul e eu senti meu sonho se tornou realidade, mas dois meses após o conflito quebrou para fora e voltou para começar do zero , “lembra ele.

gamas #Anataban que variam de epidemiologistas para cantores de sucesso, através da participação em programas de jovens líderes africanos. Meninas e meninos que poderia jogar a toalha e vão, mas eles estão cansados ​​de correr. Tão farto escolher ficar, convencido de que seu país é a sua responsabilidade. “Não importa o que o inferno somos. Eu tive que voltar para a minha casa e trabalhar para torná-lo um belo país; bom como os outros países “, conclui Bul.

GLÒRIA PALLARÈS

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