Tempo - Tutiempo.net

José Ramos Tinhorão, jornalista e crítico da MPB, morre aos 93 anos

José Ramos Tinhorão jornalista, escritor, crítico musical é sepultado nesta quarta-feira (4)

Morreu na terça-feira (3), aos 93 anos, o pesquisador, jornalista e crítico musical José Ramos Tinhorão. A informação foi confirmada, em comunicado, pela Editora 34, que publicou grande parte de seus livros.

Ele estava internado com pneumonia há dois meses e, segundo a nota, tinha saúde frágil desde que sofreu um AVC há 3 anos. O corpo do pesquisador será enterrado nesta quarta-feira (4), em São Paulo.

Considerado um dos maiores críticos da música brasileira, José Ramos nasceu em Santos (SP) e se mudou para o Rio de Janeiro aos nove anos. Formou-se em Direito e Jornalismo e entrou para as redações na década de 50.

Passou a escrever sobre a música popular brasileira na década de 1960, no Jornal do Brasil. Em mais de 40 anos, passou por veículos como Diário Carioca, TV Globo, Excelsior e Veja. Pela Editora 34, publicou 18 livros.

Tinhorão, o apelido incorporado ao nome, foi dado por colegas do Diário Carioca e remete a uma planta venenosa.

Nota da Editora 34

É com imenso pesar que a Editora 34 comunica o falecimento de José Ramos Tinhorão, aos 93 anos, grande crítico e pesquisador da cultura popular e da música brasileira.

Tinhorão publicou, pela Editora 34, 18 títulos: desde Música popular: um tema em debate, em 1997, até Música e cultura popular: vários escritos sobre um tema em comum, lançado em 2017.

Em suas pesquisas, Tinhorão reuniu um importante acervo de discos, partituras, periódicos, livros e fotos, hoje disponível no Instituto Moreira Salles.

O enterro será amanhã, 4 de agosto, às 13h, no cemitério dos Protestantes, na rua Sergipe, em São Paulo.

  • José Ramos Tinhorão estava internado há dois meses com pneumonia. A saúde combalida pela idade e o AVC que teve 3 anos atrás agravaram sua condição de saúde
  • O velório aconteceu  entre 10h e 13h. desta quarta-feira *(4) e o sepultamento acontece nesse exato momento, 13hor as e quarenta minutos.

cljornal com informações da Editora 34

OUTRAS NOTÍCIAS