Tempo - Tutiempo.net

Lado arquiteto de Sergio Rodrigues é resgatado em livro

Livro 'Fortuna Crítica de Sergio Rodrigues'

Sergio Rodrigues (1927-2014) é conhecido como designer de móveis — entre eles, a premiada e icônica poltrona Mole. Essa imagem faz com que fique um pouco esquecido o seu lado arquiteto, recuperado agora no livro “Fortuna crítica Sergio Rodrigues”, lançado pelo instituto que leva seu nome.

A obra reúne textos que Rodrigues fez nos anos 1950 e 1960 e nos quais apresentava, com bom humor e referências cotidianas, projetos tropicais, despojados e acolhedores. Acompanham estas “crônicas arquitetônicas” desenhos do próprio Sergio.

Quem conheceu Sergio Rodrigues gosta de contar a história do conhecido que chegou lhe dizendo que havia comprado uma cadeira Luís XV. Ao ouvir a novidade, o arquiteto e designer teria respondido: “Ótimo. E onde você vai estacionar a sua carruagem?”

Essa anedota é a cara do Sergio, um bonachão que pensava as coisas com muita intensidade e profundidade. Ele usava o bom humor para sintetizar um grande conhecimento de reflexões sobre estética: ele defendia uma arquitetura de interiores contemporânea, que acompanhasse o avanço da arquitetura ‘“de exteriores” modernista — diz Fernando Mendes, presidente do Instituto Sergio Rodrigues. Ele acrescenta que um dos objetivos de lançar essa “Fortuna crítica” é apresentar um novo lado do criador da poltrona Mole.

Sergio tinha uma vida profissional muito diversificada. Poucas pessoas sabem que, além de designer de móveis, ele também era arquiteto, artista plástico e um baita ilustrador — diz Mendes.

 

Emiliano Urbim

 

 

 

 

 

 

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS