Tempo - Tutiempo.net

Laure Prouvost leva o prêmio Turner 2013

 

Surpreendendo a maioria dos críticos de arte, a francesa Laure Prouvost venceu hoje o prêmio Turner 2013, outorgado pela Tate Gallery e considerado um dos mais importantes galardões do mundo das artes visuais.

 

Com 35 anos e residente em Londres, Laure derrotou os britânicos David Shrigley, Tino Sehgal e Lynette Yiadom-Boakye e embolsará 25 mil libras.

 

Laure nasceu em Lille, estudou cinema na Central Saint Martins e agradou os jurados do Turner com a instalação “Wantee”. Segundo o jornal “The Guardian”, trata-se de uma “outsider” que examina a relação do ser humano com o passado, usando a tecnologia do Instagram.

 

A instalação, que está exposta na Tate Moderna até janeir, dura 30 minutos e pode ser vista por até 20 pessoas ao mesmo tempo.

 

Penelope Curtis, diretora da Tate Britain e do júris, destacou que o trabalho de Laure foi “muito mais profundo do que eles imaginaram que seria”. Os jurados se surpreenderam com a “real riqueza da textura da obra, que foi feita tanto a mão quanto com a mais moderna tecnologia”.

 

O prêmio foi entregue a Laure pelo ator Saoirse Ronan, numa cerimônia realizada pela primeira vez na Irlanda do Norte.

Fonte: Redação com informações de agências internacionais

OUTRAS NOTÍCIAS